sábado, 6 de outubro de 2012

Quem vencerá a concorrência?


Nos próximos doze meses provavelmente haverá uma natural alteração nas posições do ranking dos fabricantes de veículos no Brasil. A principal razão de tais mudanças é a chegada no mercado do Etios da Toyota, HD20 da Hyundai e o crescimento das vendas do March da Nissan.

A fábrica de Sorocaba, SP, do Toyota Etios, que chegará ao mercado nas versões sedan e hatch, com três anos de garantia, terá capacidade inicial de produção de 70 mil veículos, podendo ser ampliada para 200 mil em dois anos.

Apenas para ilustrar, o Pálio da Fiat, o terceiro carro mais vendido no país (perde apenas para o Gol e o Uno), deverá vender em torno de 200 mil unidades este ano (de janeiro a agosto/2012 foram licenciados 117.108 unidades).

A linha de montagem da fábrica de Piracicaba, SP, do Hyundai HD 20 tem capacidade para produzir até 150 mil unidades anuais. O carro tem plataforma baseada na próxima geração do compacto i20, que ainda nem foi lançada na Europa.

O HD 20 chegará em três opções iniciais: 1.0 de três cilindros, 1.6 de quatro cilindros manual, e 1.6 automática, todos flex. A garantia será de cinco anos.

O Nissan March também promete abocanhar boa parte do mercado. Até agosto de 2012, foram vendidos 28 mil unidades e deverá fechar o ano em torno de 40 mil carros licenciados.

O fato é que o mercado nacional passa a contar (somados Etios, HD 20 e March) com capacidade adicional em torno de 260 mil novos carros em um único segmento (veículos de entrada). Tal volume poderá alcançar a 400 mil unidades até 2014. Para se ter uma ideia do que isso significa, basta verificar que no acumulado deste ano (jan a ago/2012) o Gol, líder nacional de vendas, licenciou 188.615 unidades.

Um fator que poderá ter importante impacto na decisão de compra do consumidor é o fato dos novos entrantes oferecerem garantia de fábrica de três anos (Etios e March) e cinco anos para o HD 20. Além disso, os três modelos são equipados com airbag e freios ABS, que de acordo com a legislação brasileira, serão obrigatórios a partir de 2014.

Uma certeza podemos ter, o maior beneficiado será o consumidor brasileiro que contará com mais opção de compra e, provavelmente, melhores preços.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
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