terça-feira, 25 de setembro de 2012

As vendas de agosto foram ótimas, mas não para todos


O mês de agosto de 2012, como afirmado neste coluna na última semana foi realmente um mês de recordes de vendas de autoveículos no Brasil. A redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI, a queda dos juros e a entrada forte do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para financiar carros fizeram toda a diferença para o bom desempenho do setor.

O crescimento das vendas foi liderado pelos carros que foram beneficiados pela redução do IPI,os demais produtos não tiveram o mesmo sucesso. De janeiro a agosto o setor acumula vendas de 2,5 milhões de autoveículos, e caso se mantenha o desempenho nos quatro últimos meses do ano, a indústria deve registrar vendas em torno de 3,8 milhões de unidade, representando crescimento em torno de 3,2%.

A líder de vendas do mês de agosto foi a Fiat, seguida pela VW, GM e Ford. As doze maiores marcas do mercado doméstico em vendas de automóveis e comerciais leves tiveram o seguinte desempenho:

Analisando os números totais do setor parece que ficou bom para todos, mas não foi bem assim. Nem todos as marcas de automóveis tiveram bons motivos para comemorar, pois apesar do ótimo crescimento médio, algumas delas contabilizaram perda de market share.

Dos doze maiores fabricantes domésticos, os que cresceram mais do que a média do mercado nacional (15,30%), foram os relacionados no quadro à direita:

Já as que não conseguiram acompanhar o crescimento do mercado, foram relacionadas a esquerda:

Com o desconto do IPI adiado até 30/11/2012, os que ainda não compraram o carro novo tem um bom motivo para fazê-lo. Aqui vai uma dica: é bom não deixar para a última hora, pois os modelos mais procurados provavelmente se esgotarão rapidamente a exemplo do que ocorreu em agosto.

Ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
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