Com o novo prazo, medida será válida até o dia 31 de outubro de 2012
Nesta quarta-feira, o governo federal anunciou que irá prorrogar o desconto de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os veículos zero KM. A previsão era que a redução do imposto terminasse nesta sexta-feira (31). A medida tenta estimular a economia, diante do agravamento da crise econômica global.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O desconto para carros foi prorrogado por mais dois meses e vai até 31 de outubro deste ano. O governo prevê que deixará de arrecadar R$ 800 milhões em impostos nesses dois meses.
Histórico
O corte original de IPI dos carros havia sido anunciado em maio pelo governo e tinha previsão de durar três meses, até 31 de agosto. O IPI dos carros nacionais 1.0 caiu de 7% para zero. No caso de carros maiores, a redução foi menor, dependendo do combustível e da procedência (carro nacional ou importado).
Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. Com a redução do IPI, o governo previa deixar de arrecadar R$ 1,2 bilhão nos três meses iniciais da isenção (de maio a agosto). O corte de IPI varia conforme a situação do carro, nacional ou importado, conforme o novo regime automotivo. Esse regime estabelece vantagens para veículos produzidos no país ou que usem mais peças nacionais.
A redução do IPI para carros obedece aos seguintes critérios:
Carros até 1.000 cc
Nacionais ou com um percentual de peças brasileiras): IPI cai de 7% para zero
Importados: IPI cai de 37% para 30%
Carros até 2.000 cc
Flex
Nacionais: de 11% para 5,5%; Importados: de 41% para 35,5%
Gasolina
Nacionais: De 13% para 6,5%; Importados: 43% para 36,5%
Carros utilitários
Nacionais: de 4% para 1%; Importados: de 34% para 31%
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O desconto para carros foi prorrogado por mais dois meses e vai até 31 de outubro deste ano. O governo prevê que deixará de arrecadar R$ 800 milhões em impostos nesses dois meses.
Histórico
O corte original de IPI dos carros havia sido anunciado em maio pelo governo e tinha previsão de durar três meses, até 31 de agosto. O IPI dos carros nacionais 1.0 caiu de 7% para zero. No caso de carros maiores, a redução foi menor, dependendo do combustível e da procedência (carro nacional ou importado).
Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. Com a redução do IPI, o governo previa deixar de arrecadar R$ 1,2 bilhão nos três meses iniciais da isenção (de maio a agosto). O corte de IPI varia conforme a situação do carro, nacional ou importado, conforme o novo regime automotivo. Esse regime estabelece vantagens para veículos produzidos no país ou que usem mais peças nacionais.
A redução do IPI para carros obedece aos seguintes critérios:
Carros até 1.000 cc
Nacionais ou com um percentual de peças brasileiras): IPI cai de 7% para zero
Importados: IPI cai de 37% para 30%
Carros até 2.000 cc
Flex
Nacionais: de 11% para 5,5%; Importados: de 41% para 35,5%
Gasolina
Nacionais: De 13% para 6,5%; Importados: 43% para 36,5%
Carros utilitários
Nacionais: de 4% para 1%; Importados: de 34% para 31%
Publicado em: Autodicasnews
Fonte: Carsale/UOL
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