quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Competição acirrada no segmento de carros populares


Os carros populares, por muitas décadas, dominam as vendas de automóveis no Brasil.O Gol, Pálio, Uno, Fiesta, Celta e Corsa dominam as vendas domésticas.

As montadoras VW, Fiat, GM e Ford que lideram esse segmento no Brasil, sabem muito bem que sofrerão nos próximos meses concorrência feroz. E a disputa já começou com o Nissan March mostrando as suas garras. O carro é compacto, possui bom espaço interno, boa dirigibilidade, silencioso, econômico e com bom desempenho. Há pequenos detalhes que deixam a desejar, como o cinto de segurança sem regulagem de altura.

O Masch da Nissan custa em torno de R$27,5 mil reais e tem três anos de garantia. Por menos de R$30 mil, pode-se comprar um modelo equipado com ar condicionado, vidros elétricos, pintura metálica e air bag duplo.

Neste segundo semestre de 2012, dois novos concorrentes de peso entrarão com apetite na briga por uma fatia neste segmento. Estamos falando da Hyundai com o modelo HB20 e a Toyota com o Etios. Ambos devem operar na mesma faixa de preço do March, oferecendo garantia de três anos e opcionais de grande impacto para a decisão de compra, a exemplo do air bag para motorista e passageiro, ar condicionado e vidros elétricos.

Naturalmente, ninguém irá querer entregar de bandeja participação, logo aqueles que tem participação significativa de mercado, deverão se mexer e oferecer novos produtos com preços, garantia e opcionais competitivos. Mas, vencer não será tarefa fácil, pois os novos concorrentes gozam de ótimo conceito de qualidade e pelo menos uma delas, a Toyota, está no Brasil desde 1960 e com ótima reputação.

Além disso, marcas como a Chery que recuou em função das novas regras do Imposto Sobre Produtos industrializados – IPI, deverá melhor se estruturar e logo encontrará também o seu espaço em nosso mercado.  A JAC Motors continua na busca de sua fatia de mercado e não deve demorar muito para recuperar as suas forças e entrar de vez na briga por uma fatia deste mercado.

A partir dos próximos meses, uma grande disputa por ganho de market share estará em curso. Há tendência será o acirramento da concorrência, aumento das promoções e queda nos preços. Quem mais ganhará com isso será o consumidor que terá mais oferta,veículos com mais qualidade, opcionais atrativos e facilidade de compra.

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

Publicado em: Autodicasnews
Fonte: Evaldo Costa

0 comentários:

Postar um comentário