O mercado
automobilístico brasileiro este ano está tendo um bom desempenho se comparado
com 2011. No acumulado de Janeiro a Setembro de 2012, foram 2.79 milhões de
autoveículos licenciados no país, significante crescimento de 4% sobre o mesmo
período do ano anterior.
É verdade
que tal desempenho deve-se a ajuda que o governo deu com pacote de incentivo a
indústria automobilística brasileira. Mas, o que importa mesmo é que as vendas
cresceram, o emprego no setor aumentou, ajudou a economia do país e,
parafraseando o presidente Lula, o consumidor comprou carro como nunca antes.
Este mês de
outubro tem tudo para ser mais um ótimo mês de vendas, já que está previsto o término
do benefício do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI. Naturalmente, o
consumidor não deve querer perder esta oportunidade e nestas duas últimas
semanas de Outubro, devem mesmo comparecer as concessionárias e aproveitar o
desconto para garantir a compra do seu modelo novo.
Porém,
mesmo que não haja, neste último trimestre, crescimento significativo das
vendas, o Brasil deve terminar o ano com vendas internas em torno de 4.75
milhões de unidades, o que lhe renderá a manutenção da quarta posição entre os
maiores mercado automobilístico do mundo, ficando atrás apenas da China,
Estados Unidos e Japão.
A Alemanha,
que tradicionalmente mantinha a quarta posição, está penando com a crise
europeia. No mês passado (Setembro/2012) ela registou montante de 274.220
unidades vendidas, evidenciando assim uma queda de 11,4% em relação ao mesmo
mês do ano anterior.
No
acumulado de Janeiro a Setembro de 2012, a Alemanha acumula vendas de internas
de 2,59 milhões de unidades. As projeções dão conta de que o país deve encerrar
o ano em torno de 3.4 milhões de unidades licenciadas.
Pelo que
tudo indica, o Brasil não deve, nos próximos anos, ter a sua quarta posição
ameaçada, pois o novo regime automotivo brasileiro deve atrair novas marcas e
investimentos das que aqui estão. Neste caso, a menos que haja problemas
econômicos ou de crédito ao consumidor, o país tem tudo para expandir ainda
mais os volumes de vendas nos próximos três anos.
Quanto ao
consumidor é aproveitar para acompanhar as novidades do Salão Internacional do
Automóvel, que ocorrerá em São Paulo, no período de 24 de outubro a 4 de
novembro. Já a indústria automobilística nacional deverá aproveitar o evento
para celebrar mais um ano de bons resultados.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
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