terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mercado automobilístico: o Brasil deve terminar o ano no G4


O mercado automobilístico brasileiro este ano está tendo um bom desempenho se comparado com 2011. No acumulado de Janeiro a Setembro de 2012, foram 2.79 milhões de autoveículos licenciados no país, significante crescimento de 4% sobre o mesmo período do ano anterior.

É verdade que tal desempenho deve-se a ajuda que o governo deu com pacote de incentivo a indústria automobilística brasileira. Mas, o que importa mesmo é que as vendas cresceram, o emprego no setor aumentou, ajudou a economia do país e, parafraseando o presidente Lula, o consumidor comprou carro como nunca antes.

Este mês de outubro tem tudo para ser mais um ótimo mês de vendas, já que está previsto o término do benefício do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI. Naturalmente, o consumidor não deve querer perder esta oportunidade e nestas duas últimas semanas de Outubro, devem mesmo comparecer as concessionárias e aproveitar o desconto para garantir a compra do seu modelo novo.

Porém, mesmo que não haja, neste último trimestre, crescimento significativo das vendas, o Brasil deve terminar o ano com vendas internas em torno de 4.75 milhões de unidades, o que lhe renderá a manutenção da quarta posição entre os maiores mercado automobilístico do mundo, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Japão.

A Alemanha, que tradicionalmente mantinha a quarta posição, está penando com a crise europeia. No mês passado (Setembro/2012) ela registou montante de 274.220 unidades vendidas, evidenciando assim uma queda de 11,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No acumulado de Janeiro a Setembro de 2012, a Alemanha acumula vendas de internas de 2,59 milhões de unidades. As projeções dão conta de que o país deve encerrar o ano em torno de 3.4 milhões de unidades licenciadas.  

Pelo que tudo indica, o Brasil não deve, nos próximos anos, ter a sua quarta posição ameaçada, pois o novo regime automotivo brasileiro deve atrair novas marcas e investimentos das que aqui estão. Neste caso, a menos que haja problemas econômicos ou de crédito ao consumidor, o país tem tudo para expandir ainda mais os volumes de vendas nos próximos três anos.

Quanto ao consumidor é aproveitar para acompanhar as novidades do Salão Internacional do Automóvel, que ocorrerá em São Paulo, no período de 24 de outubro a 4 de novembro. Já a indústria automobilística nacional deverá aproveitar o evento para celebrar mais um ano de bons resultados.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
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