quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BMW S 1000 RR HP4 é superesportiva alemã pronta para a pista

As motocicletas superesportivas -- principalmente as de 1000 cilindradas -- não param de evoluir e estão cada vez mais rápidas e melhor preparadas para as pistas. Mesmo assim, o motociclista que compra um desses modelos precisa fazer vários ajustes na moto antes de acelerá-la em um autódromo. Suspensão, freios e principalmente motor recebem atenção especial dos mecânicos para deixar a motocicleta pronta para encarar um dia de acelerações e frenagens fortes, sempre no limite.

No entanto, a rápida evolução da indústria de superesportivas pode deixar os preparadores preocupados com a falta de clientes. Esse é o caso da HP4. Depois de lançar a S 1000 RR em 2009 e ditar tendência no segmento, com muita potência e tecnologia embarcada, a BMW apresenta agora a S 1000 RR HP4. A nova motocicleta é derivada da linha “HP” -- de High Performance -- que começou em 2005 com os modelos HP2 Enduro, HP2 Megamoto e a HP2 Sport. No entanto, a HP4 é a primeira moto da classe a ter quatro cilindros.Sua principal característica é o baixo peso: apenas 169 kg com o tanque vazio (na versão tradicional a moto pesa 178 kg). E os diferenciais não param por aí: pintura especial, painel de instrumentos exclusivo com o logo “HP4”, ponteira Akrapovic, rodas de alumínio, suspensão eletrônica DDC (Dynamic Damping Control), além de itens que já faziam parte da S 1000 RR, como controle de tração, controle de arrancada (Launch Control) e freios ABS -- que na HP4 foram ajustados para uso de competição, com os modos “Rain”,”Sport”,”Race” e”Slick”.TECNOLOGIA

Buscando deixar a S 1000 RR ainda mais endiabrada, a BMW equipou a HP4 com o Dynamic Damping Control (DDC), um sistema de amortecedor eletrônico inédito como item de série em motocicletas que utiliza sensores para verificar as condições do pavimento, regulando as suspensões de acordo com o piso em que a moto está rodando. A tecnologia visa o máximo de desempenho nas pistas, mas a BMW faz questão de lembrar que a eletrônica também serve para ajudar pilotos comuns em estradas.

Publicado em: Autodicasnews
Fonte: UOL/Motos

0 comentários:

Postar um comentário