sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hyundai e Renault crescem apesar da queda de vendas




Os dados oficiais do desempenho da indústria automobilística em Outubro foi divulgado nesta segunda (7/11) pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e  evidenciou, que em Outubro foram licenciados 280,6 mil unidades contra 311,6 de Setembro, representando queda de 10%.

A maioria das grandes montadoras registrou queda nas vendas, exceto a Hyundai que cresceu 13,3% e a Renault 3,1%, sobre as vendas do mês anterior. O ponto mais alto do ranking continua com a Fiat perseguida de perto pela Volkswagen.

No acumulado as vendas cresceram 9,7%

A posição entre os dez primeiros no ranking de vendas de automóveis e comerciais leves quase não se alterou, o único fabricante a levar vantagem foi a Peugeot que ganhou duas posições, passando assim a ocupar a oitava colocação.

No acumulado de Janeiro a outubro de 2011 foram licenciados 2,96 milhões de autoveículos, significando crescimento de 5,6% sobre mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses (Nov/2010 a Out/2011) foram registados 3,67 milhões de unidades vendidas no varejo contra 3,35 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior, revelando assim crescimento de 9,7%.

Os carros importados continuam conquistando o consumidor

Com 25,3% de participação no mercado, os carros importados tiveram o segundo melhor desempenho de mercado dos últimos três anos, ficando atrás apenas do mês passado quando registou o recorde de 25,4% de participação. Pelo que tudo indica, o consumidor brasileiro revela grande interesse pelos carros importados. Aliás, não é apenas pelos automóveis que o brasileiro anda apaixonado, com os caminhões parece não ser diferente, pois enquanto as vendas dos nacionais em Outubro recuaram 7,5% os importados contabilizaram crescimento de 3,9%.

Muitas montadoras anunciaram volumosos investimentos nos últimos 60 dias. Segundo a publicação da Anfavea, Juntas seis marcas (AGCO do Brasil, A CNH - do grupo Fiat, Ford, GM, John Deere e MAN) investirão mais de três bilhões nos próximos anos no mercado brasileiro.

Mercado brasileiro deverá ter muitas ofertas

Com a crise da Europa e da América do Norte e o acirramento das vendas na Ásia, o mercado brasileiro deverá mesmo ser a prioridade dos fabricantes que desejam garantir market share. Pelo que tudo indica, não deve demorar muito para que a participação dos veículos asiáticos ganhe mais espaço no mercado doméstico.

Portanto, o próximo degrau a ser conquistado pelo cliente será a queda dos juros para compra de carros, e isso pode não estar muito distante. Quando isso ocorrer, o maior beneficiado será o consumidor, que terá farta opções de escolha, muitos lançamentos de novos modelos, promoções e todo tipo de facilidade para levar o carro novo para casa.

Uma ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
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