Os dados oficiais do desempenho da
indústria automobilística em Outubro foi divulgado nesta segunda (7/11) pela
Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e evidenciou, que em Outubro foram licenciados
280,6 mil unidades contra 311,6 de Setembro, representando queda de 10%.
A maioria das grandes montadoras
registrou queda nas vendas, exceto a Hyundai que cresceu 13,3% e a Renault 3,1%,
sobre as vendas do mês anterior. O ponto mais alto do ranking continua com a
Fiat perseguida de perto pela Volkswagen.
No acumulado as
vendas cresceram 9,7%
A posição entre os dez primeiros no
ranking de vendas de automóveis e comerciais leves quase não se alterou, o
único fabricante a levar vantagem foi a Peugeot que ganhou duas posições,
passando assim a ocupar a oitava colocação.
No acumulado de Janeiro a outubro de
2011 foram licenciados 2,96 milhões de autoveículos, significando crescimento
de 5,6% sobre mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze
meses (Nov/2010 a Out/2011) foram registados 3,67 milhões de unidades vendidas
no varejo contra 3,35 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior,
revelando assim crescimento de 9,7%.
Os carros
importados continuam conquistando o consumidor
Com 25,3% de participação no
mercado, os carros importados tiveram o segundo melhor desempenho de mercado
dos últimos três anos, ficando atrás apenas do mês passado quando registou o
recorde de 25,4% de participação. Pelo que tudo indica, o consumidor brasileiro
revela grande interesse pelos carros importados. Aliás, não é apenas pelos
automóveis que o brasileiro anda apaixonado, com os caminhões parece não ser
diferente, pois enquanto as vendas dos nacionais em Outubro recuaram 7,5% os
importados contabilizaram crescimento de 3,9%.
Muitas montadoras anunciaram
volumosos investimentos nos últimos 60 dias. Segundo a publicação da Anfavea, Juntas
seis marcas (AGCO do Brasil, A CNH - do grupo Fiat, Ford, GM, John Deere e MAN)
investirão mais de três bilhões nos próximos anos no mercado brasileiro.
Mercado
brasileiro deverá ter muitas ofertas
Com a crise da Europa e da América
do Norte e o acirramento das vendas na Ásia, o mercado brasileiro deverá mesmo
ser a prioridade dos fabricantes que desejam garantir market share. Pelo que tudo indica, não deve demorar muito para que
a participação dos veículos asiáticos ganhe mais espaço no mercado doméstico.
Portanto, o próximo degrau a ser
conquistado pelo cliente será a queda dos juros para compra de carros, e isso
pode não estar muito distante. Quando isso ocorrer, o maior beneficiado será o consumidor,
que terá farta opções de escolha, muitos lançamentos de novos modelos,
promoções e todo tipo de facilidade para levar o carro novo para casa.
Uma ótima
semana,
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
E-mail:
evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br
0 comentários:
Postar um comentário