sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vendas de carros encolhem em outubro



Na próxima semana será divulgado os dados oficiais das vendas de veículos no Brasil, mas noticias publicadas na mídia no primeiro dia útil do mês, afirmam que a redução de 10,1% sobre setembro e 8,3% em relação a outubro do ano passado.

A queda já era aguardada por boa parte dos que atuam no setor, pois o fluxo de loja durante todo o mês foi bem menor se comparado com os meses anteriores,pelo menos é o que afirmam empresários de várias regiões do Brasil, com quem mantive cantato nos últimos dias.

Economia brasileira está desaquecendo

O que pode estar influenciando na queda das vendas de veículos? Provavelmente, não há uma razão única e sim um somatório de causas. Porém, duas situações parecem claras, uma o desaquecimento da economia brasileira e outra a forma como ela vem sendo divulgada. Especialistas da área econômica consideram que o excesso de cautela do governo ao abordar o assunto, pode ter assustado mais do que alertado.
Há, no entanto, a meu ver pelo menos mais quatro fatores interligados que merecem consideração.
1- Medida do IPI – Imposto
Sobre Produtos Industrializados, que acabou levando muitos consumidores a antecipar compras;
2 - Crise europeia e da América do norte, que pode estar contaminando a nossa economia; 3 – Queda do emprego com carteira assinada (redução de 18% de Janeiro a Setembro 2011 contra mesmo período ano anterior): 4 – Redução continuada da produção industrial (ver gráfico acima).

O lado bom é que o décimo terceiro injetará 118 bilhões na nossa economia

É fato que desde 2008, o mercado automobilístico apresenta alguma retração no último trimestre do ano, passando a se recuperar no final do primeiro trimestre do ano seguinte. Há, no entanto, muitas notícias favoráveis ao setor, como vários lançamentos para acontecer nos próximos meses, promoções crescentes dos fabricantes e a chegada do décimo terceiro salário que até o próximo mês deverá injetar algo em torno de 118 bilhões em nossa economia. Outra boa notícia é que dificilmente a queda das vendas deverá comprometer muito o crescimento das vendas de 2011, já que há boa margem acumulada.

O fato é que o consumidor ficou mais poderoso e se souber valorizar o seu dinheiro, ter paciência e habilidade para negociar fará boas compras.


Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

0 comentários:

Postar um comentário