Durante todo o século passado, o mercado
automobilístico nacional foi relativamente tranquilo para os grandes
fabricantes. Durante muitos anos o setor foi dividido por GM, Ford e
Volkswagen. Na década do noventa a Fiat, atual líder, fez valer suas
estratégias de carros populares e forçou uma nova divisão do mercado.
Tudo parecia definido, mas o mundo se globalizando e em
constante transformação, vem sinalizando mais mudanças. Essa década tem sido marcada
por vários anúncios de novas marcas interessadas em explorar o mercado doméstico,
apesar da natural oposição dos players local, que resistem o quanto podem.
Recentemente, os chineses davam demonstrações de que poderiam mudar a divisão
do mercado, mas o governo brasileiro entrou em campo na tentativa de preservar
as montadoras que já estão aqui.
Ainda é cedo para saber o que vai acontecer, mas de
uma coisa podemos ter certeza, os novos entrantes não vão desistir da
competição, pois sabem muito bem que o potencial do mercado nacional é enorme e
não vão querer ficar fora dele.
Na América do Norte as grandes
perderam participação
Costumamos dizer que o que acontece nos Estados
Unidos, alguns anos depois se repete no Brasil. Sendo essa máxima verdadeira, não
demora muito e o quadro por aqui mudará. Na América do Norte, as montadoras
domésticas dominaram o mercado até o ano de 2000. De lá para cá, elas não param
de perder participação.
Só para se ter
uma ideia, em 1991 as montadoras norte americanas juntas detinham 72% do
Mercado nos Estados Unidos, na mesma data os fabricantes europeus detinham 2%,
os Japoneses 25% e os sul coreanos tímidos 1%. De lá para cá, os fabricantes
norte Americanos caíram para 47% Japonesas subiu para 35%, sul coreanos passou
para 9% e as européias para 8% (ver gráfico acima).
A Volkswagen caminha a passos largos
para o topo
As vendas
globais de veículos do Grupo Volkswagen cresceram 13,8%, passando no acumulado de
Janeiro a Outubro para 6,80 milhões de unidades contra 5,98 milhões no mesmo período
do ano anterior.
No mercado
europeu, mesmo sob crise econômica, a maior montadora européia vendeu 688.000 nos
dez primeiros meses de 2011, contra 612.000 no mesmo período do ano anterior,
significando 12,4%de crescimento.
No mercado
yankee a Volkswagen apresenta desempenho invejável. Nos dez primeiros meses
deste ano a marca cresceu, por lá, 21,5%. Na região da América do Sul, ela
registrou crescimento de 8,0%. Na Ásia o crescimento foi mais modesto, em torno
de 2,15%. Os concorrentes que se cuidem, pois o fabricante alemão está com
apetite de líder.
Fonte:
Automotive date
Uma ótima
semana,
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
E-mail:
evaldocosta@evaldocosta.com
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