O mercado
de autoveículo brasileiro, em Julho de 2013, licenciou 342,3 mil unidades,
representando crescimento de 7,4 por cento sobre o mês anterior, e queda de 6
por cento em relação a Julho de 2012.
Considerando
apenas automóveis e comerciais leves, foram licenciadas 324.295 unidades,
contra 303.087 do mês anterior, portanto cresceu 7,0 por cento. Comparado com o
mês de Julho do ano anterior, houve queda de 8,30 por cento. A Fiat emplacou
67.168 unidades e continua líder. Em segundo lugar ficou a GM com 61.631 emplacamentos
e em terceiro a VW com 56.784 licenciamentos.
Apesar de
manter a liderança e contabilizar crescimento de 5,1 por cento sobre o mês
anterior, o mês de Julho não foi muito bom
para a Fiat, pois o seu desempenho de vendas, ficou abaixo da média de mercado,
que foi de 7,4 por cento, diminuindo a distância que a separa da GM.
Comparado
com as vendas no varejo do mês anterior, a campeã foi a Nissan, que cresceu
30,0 por cento, seguido da Hyundai que cresceu 21,6 por cento. Entre as treze maiores montadoras em unidades
vendidas no país, as que cresceram, acima do mercado, conforme quadro ao lado,
foram: Nissan (+30,0%), Hyundai (+21,6%), Renault (+17,4%), Ford (+15,1%),
Toyota (+11,8%) e GM (+11,0%).
Já as
marcas que ficaram abaixo do crescimento médio do mercado, tivemos: Citroën
(-7,5%), Mitsubishi (-4,6%), VW (-3,3%), Honda (-1,9%), Peugeot (-0,8%),
Hyundai CAOA (-0,6) e Fiat (+5,1%).
Uma curiosidade
no licenciamento de comerciais leves em Julho, foi a Ford (9.212) ter superado
a GM (9.205) pela terceira vez neste
ano. As duas vezes anteriores, ocorreram em Janeiro e Abril. Já no mercado de
automóveis a disputa está acirradíssima.
Em Julho, na
parte de cima do ranking, a Fiat lidera (53.068), seguida pela GM (52.426), VW
(45.049), Ford (23.859), Renault (16.756), Hyundai (14.613) e Toyota (11.101).
Como se pode verificar, a coreana Hyundai já ocupa a sexta posição e deverá subir
mais algumas degraus.
No
acumulado (Jan a Jul/13) de licenciamento apenas de automóveis, a Fiat detém
17,47 por cento de market share, a VW
15,40 por cento e a GM 15,06 por cento, estão tecnicamente empatadas. O mesmo
ocorre com a Renault (4,54%) e Hyundai (4,20%). Quem ganha com o aumento da
concorrência, é o consumidor que souber negociar o máximo de benefícios no
momento da compra.
Pense
nisso e ótima semana,
Evaldo
Costa
Escritor,
conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
B
log: verdesobrerodas.com.br
0 comentários:
Postar um comentário