A análise criteriosa
das vendas de Julho/2013, da indústria automobilística nacional, pode dar
algumas dicas importantes sobre o comportamento do consumidor brasileiro e
tendências de consumo para os últimos meses do ano.
As vendas
de modelos equipados com motorização até 1000cc representou em 2012, 41,7% das vendas totais. Em Maio deste ano,
foi de 40,3 e Junho 41,5, já em Julho ela caiu para 39,8%. O dado pode parecer
pouco relevante, mas não é. Pode inclusive ser um indicador de que o comprador
de carro com menor renda, poderá estar sentindo os efeitos das mudanças na
economia, e ficando fora do mercado, ou comprando carros mais caros.
É o seguinte: em Julho de 2013, foram licenciados 99.838
unidades de automóveis de até 1000cc, contra 96.715 do mês anterior, o que dá
um crescimento de 3,2 por cento (bem abaixo do crescimento médio do mercado
nacional de autoveículos que foi de 7,4%).
Já os modelos intermediários, equipados com motores
entre 1000cc e 2000cc, emplacou 149.235 unidades, contra 135.298 do mês
anterior, significando crescimento de 10,3 por cento (acima portanto da media
de crescimento de mercado).
Os modelos
de luxo
Finalmente, veja que curioso, as vendas de modelos equipados
com motores acima de 2000cc (os mais caros), cresceram 27,5% sobre o mês
anterior, em torno de nove vezes mais do que os carros de entrada (até 1000cc).
O que pode explicar o fato dos carros de entrada terem
tido desempenho de vendas abaixo da média, e os de luxo e importados bem acima
dela, pode ser um conjunto de fatores. A exemplo, da alta da inflação, aumento
da taxa de juros, baixo crescimento da economia e o crédito restritivo, estar
afetando a camada menos assistida entre os compradores de carros, que chegou,
nos últimos dois anos, representar 43,6 por cento das vendas totais de carros
no Brasil.
Por outro lado, pode ser que modelos como o Hyundai
HB20, Nissan March e Toyota Etios, com motorização entre 1000cc e 2000cc, e
apelos promocionais mais agressivos, possam estar conquistando clientes que
antes compravam modelos de até 1000cc.
Os importados
O fato é que os clientes de maior poder aquisitivo,
tiveram participação mais expressiva nas vendas de Julho de 2013, quando foram licenciados
70.521 leves importadas, contra 60.807 unidades do mês
anterior. Crescimento de 16,0 por cento, ou três vezes mais do que os modelos
nacionais, que no mesmo mês venderam 253.774 unidades, contra 242.280 do mês anterior, crescimento de 4,7 por cento (abaixo do
crescimento médio nacional).
O mercado nacional
O mercado
de autoveículo brasileiro, em Julho de 2013, licenciou 342,3 mil unidades,
crescimento de 7,4 por cento sobre o mês anterior, e queda de 6 por cento em
relação a Julho de 2012.
Considerando
apenas automóveis e comerciais leves, foram licenciadas 324.295 unidades,
contra 303.087 do mês anterior, crescendo portanto 7,0 por cento. Comparado com
o mês de Julho do ano anterior, houve queda de 8,30 por cento.
Ótima
semana,
Evaldo
Costa
Escritor,
conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
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