quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ford prioriza os mercados asiático e norte-americano


A Ford mantém o modelo Focus no topo da lista de carros mais vendidos globalmente, no primeiro trimestre de 2013. Muito embora algumas listas, a exemplo do Best Selling Cars, apontem o Corolla como o campeão de vendas de 2012 (com 1.097.132 unidades comercializadas), o Ford Focus já gozava de enorme prestigio no ano passado, quando segundo a mesma lista acima, vendeu globalmente 1.036.683 unidades.

Independente de ter sido primeiro ou segundo colocado, o fato é que, globalmente, as vendas do Focus, no primeiro trimestre de 2013, cresceu 18%, sobre o mesmo período do ano anterior. De acordo com a Ford, o Focus registrou 288.724 vendas no primeiro trimestre de 2013, impulsionado pelo aquecimento da demanda na China e no Brasil. Sozinha a China contribuiu com cerca de 36% das vendas do Focus, aumento de 153% em relação ao primeiro trimestre de 2012. Já no Brasil as vendas do modelo cresceram em 18%.

A crescente demanda do Focus levou a Ford a aumentar sua capacidade de produção para 2 carros por minuto, o que significa 1,5 milhão Focus por ano. Para alcançar este objetivo, a empresa começou a fabricar Focus em sua fábrica em Pacheco, na Argentina. Para atender a demanda global do Focus, a Ford conta com fabricas nos Estados Unidos, China, Tailândia, Vietnã, Taiwan, Rússia e Alemanha.

A Ford apresenta desempenho robusto nos Estados Unidos e expansão agressiva na Ásia, especialmente na China. Já na Europa a situação é crítica, pois as vendas não reagem. Aliás, a Ford está em processo de fechar três fábricas na Europa até o final de 2014, onde a marca norte-americana tem 8,2 por cento de market share (no Brasil a Ford já teve 21,5 por cento de penetração de mercado, atualmente está em torno de 10 por cento, mas já chegou a ter 7,0 por cento).

A marca norte-americana enfrenta problemas em outros países fora da Europa. Na Austrália, por exemplo, ela deverá fechará todas as suas operações de manufatura até 2016, onde mantém o Ford Falcon, modelo exclusivo para aquele mercado, assim como variação do pick-up e SUV, chamada de Ford Territory.                   

Mercado norte-americano
Nos Estados Unidos, impulsionada pelas ótimas vendas do Focus, Fusion e da linha picape série F, a Ford registra ótimo desempenho. No acumulado de Janeiro a Junho de 2013, ela vendeu 1.265.120 unidades, contra 1.124.206 no mesmo período do ano anterior, crescimento de 12,5 por cento. Neste mesmo período, a GM cresceu 8,0 por cento, a Chrysler cresceu 9,1 por cento e a Toyota 6,0 por cento.

E se depender da opinião do consumidor a Ford pode continuar comemorando os bons resultados em sua terra natal, pois segundo pesquisa de opinião do consumidor, a montadora está no topo do ranking de expectativa de compra.

Segundo a pesquisa BrandIndex, os consumidores norte-americanos que estão no mercado para comprar um carro nos próximos seis meses, fizeram as seguintes escolhas (escala de 0% a 100%): 8,7 por cento disseram que escolheriam um carro da marca Chevrolet. 11,6% responderam que dariam preferência a carros da marca Toyota e 18% consideraram comprar um veículo da Ford.

Mercado asiático
A Ford também está investindo enormemente para jogar catch up na China, onde a GM e a Volkswagen são as marcas estrangeiras melhores colocadas. Para isso, ela acaba de inaugurar uma nova fábrica de US$ 500 milhões em Chongqing, com a sua parceira Changan Ford Automobile Ltd., que vai fabricar motores 1-litro e 1,5-litro para automóveis de passageiros. Ela também revelou planos para uma outra planta com o parceiro Jiangling Motors Co., onde serão produzidos veículos utilitários, esportivos e comerciais.
 
A Ford está investindo quase US$ 5 bilhões para construir sete fábricas na Ásia: cinco na China e duas na Índia, como parte de seus planos para a implantação de 15 novos modelos na região, ao longo dos próximos dois anos. A empresa viu as vendas disparem quase 50 por cento na China, nos primeiros cinco meses do ano, e pretende mais do que dobrar a sua penetração na região.

Ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br





0 comentários:

Postar um comentário