sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A alta do dólar afetará as vendas de carros importados?


O brasileiro nos últimos anos comprou como nunca antes carros importados. Não fosse o governo ter interferido com aumento de impostos e fixação de cotas de importação, eles estariam nas ruas em maiores volumes. Mas, até que ponto a política do governo impactou as vendas até aqui? Com a alta do dólar, o que se pode esperar daqui para a frente?

Atualmente, as vendas de carros e comerciais leves importados são em torno de oito vezes superior a dez anos atrás. Em 2002, foram licenciados no Brasil, 113.004 unidades leves importadas, contra 853.888 em 2011, quando o país registrou recorde de vendas de veículos importados (ver gráfico ao lado).

Com a interferência do governo brasileiro em 2012, as vendas declinaram, porém discretamente. De Janeiro a Julho de 2013, foram vendidas 432.219 unidades de automóveis e comerciais leves importados, contra 460.558 no mesmo período do ano anterior, representando queda de apenas 6.2%. Pelo rigor das medidas adotadas, provavelmente, o governo esperava que a queda fosse bem maior.

A principal razão da discreta queda nas vendas, pode ser atribuído a uma composição financeira entre o fabricante, importador e distribuidor, que espremeram margens de ganho e quase não repassaram aumento ao consumidor. Por exemplo, segundo o Wellington Rodrigues, gerente de uma concessionária Kia no Rio de Janeiro, o preço de um Exportage modelo P756 em Agosto de 2012, era de aproximadamente R$93.000,00, e atualmente, pode-se comprar o mesmo modelo por R$95.000,00.

Segundo Rodrigues, a valorização do dólar nas últimas semanas, não deve ser repassada imediatamente ao preço. Mas, assim que os estoques esgotarem, se mantido a alta da moeda norte-americana, os preços deverão sofrer reajustes, acredita. O fato é que a valorização do dólar frente ao Real, de Janeiro a 21 de Agosto de 2013, já alcançou 20 por cento (ver quadro acima). Naturalmente, caso não haja recuo (e pelo que tudo indica, não haverá), exigirá mais sacrifícios da margem comercial para manter os preços. Daí, haverá espaço para nova recomposição ou a variação cambial será mesmo repassada para o consumidor? É difícil saber, mas o mais provável é que os veículos importados fiquem mesmo mais caros, pois que ninguém se iluda, os nacionais também ficarão.

Portanto, quem pretende andar de carro importado e não deseja pagar mais por eles, é bom ficar atento, pois a disposição da indústria, importadores e distribuidores em absorver aumentos de custos, pode estar se exaurindo. Caso os preços dos carros importados sejam realmente majorados, os maiores beneficiados deverão ser os modelos nacionais que gozam do prestigio de importado, a exemplo do HB20 da Hyundai.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
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