quarta-feira, 19 de junho de 2013

Hyundai HB20 segue firme como o 4° carro mais vendido


A Fiat tomou a liderança da Volkswagen no mercado brasileiro, mas não conseguiu desbancar o sempre líder Gol. Há dez anos atrás o Gol reinava absoluto no mercado nacional. Naquela ocasião, o Corsa da GM era o segundo colocado e  ficava quase 50% de distância do líder Gol.

Em 2003, entre os dez modelos mais vendidos no país, tínhamos: um modelo VW,  três a GM, três Fiat, um Ford, um Toyota e um Renault. O líder Gol vendeu 180.659 unidades naquele ano, significando cinco vezes mais do que o Corolla da Toyota, que foi o décimo colocado, com vendas de 35.843 unidades.

O que mudou nestes últimos dez anos entre os dez modelos mais vendidos no país? O Gol continua líder, mas agora apenas 23% o separa do Fiat Uno que ocupa a vice-liderança. Até Maio deste ano, entre os dez modelos mais vendidos temos: três da VW, quarto Fiat, um Ford, um GM e um Hyundai.

Agora há um pouco mais de equilíbrio entre os modelos mais vendidos. Por exemplo, o líder Gol, de Janeiro a Maio deste ano, vendeu 98.815 unidades e o décimo colocado, o VW Voyage, vendeu 41.541 carros, ou seja, um pouco menos da metade do líder Gol. A dez anos atrás, o décimo colocado vendia cinco vezes mais do que o décimo lugar.

Duas marcas deixaram de frequentar as primeiras posições do ranking de maiores volumes de vendas no país. A Toyota que em 2003 colocava o Corolla na décima posição e, nos cinco primeiros meses de 2013, aparece na décima nona posição. Já a Renault que em 2003 contava o Clio em sétimo lugar, aparece agora com o Sandero em décimo segundo colocação.

A maior novidade é o surgimento da Hyundai, pela primeira vez entre as dez marcas mais vendidas no Brasil. Poucos meses após o lançamento de sua fábrica em São Paulo, a marca coreana mostra que não está para brincadeira, e coloca o HB20 como o quarto carro mais vendido no país nos cinco primeiros meses de 2013.

Caso a fábrica brasileira da Hyundai tenha capacidade produtiva, o carro não demorará muito para galgar novas posições, pois o HB20 é um carro moderno, confortável, com bom desempenho, preço competitivo, bonito e agradou o consumidor brasileiro.

Recentemente, tive oportunidade de fazer uma pequena viagem com um HB20 de um amigo e fiquei muito bem impressionado com a dirigibilidade, desempenho nas curdas e, até para a minha surpresa, nas subidas. O carro agrada muito e o consumidor que estiver a procura de um carro com as suas características, se fizer teste drive, dificilmente deixará de compra-lo.

O fato é que a Hyundai, para azar dos concorrentes, acertou de cheio ao lançar o HB20. Considerando que a segunda e terceira posições do ranking dos maiores volumes do mercado doméstico, têm venda média mensal entre 15 e 16mil unidades (Fiat Uno e Pálio), não demora muito para o HB20 desbancar os dois modelos italianos. Depois disso a briga será contra o Gol da VW, que contabiliza venda média de quase 20 mil unidades por mês.

Mais uma vez, quem tem mais a ganhar com o acirramento da concorrência é o consumidor brasileiro, e ele merece!

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa

Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br   

0 comentários:

Postar um comentário