A Fiat
tomou a liderança da Volkswagen no mercado brasileiro, mas não conseguiu
desbancar o sempre líder Gol. Há dez anos atrás o Gol reinava absoluto no
mercado nacional. Naquela ocasião, o Corsa da GM era o segundo colocado e ficava quase 50% de distância do líder Gol.
Em 2003,
entre os dez modelos mais vendidos no país, tínhamos: um modelo VW, três a GM, três Fiat, um Ford, um Toyota e um
Renault. O líder Gol vendeu 180.659 unidades naquele ano, significando cinco
vezes mais do que o Corolla da Toyota, que foi o décimo colocado, com vendas de
35.843 unidades.
O que
mudou nestes últimos dez anos entre os dez modelos mais vendidos no país? O Gol
continua líder, mas agora apenas 23% o separa do Fiat Uno que ocupa a
vice-liderança. Até Maio deste ano, entre os dez modelos mais vendidos temos:
três da VW, quarto Fiat, um Ford, um GM e um Hyundai.
Agora há
um pouco mais de equilíbrio entre os modelos mais vendidos. Por exemplo, o
líder Gol, de Janeiro a Maio deste ano, vendeu 98.815 unidades e o décimo
colocado, o VW Voyage, vendeu 41.541 carros, ou seja, um pouco menos da metade
do líder Gol. A dez anos atrás, o décimo colocado vendia cinco vezes mais do
que o décimo lugar.
Duas
marcas deixaram de frequentar as primeiras posições do ranking de maiores
volumes de vendas no país. A Toyota que em 2003 colocava o Corolla na décima
posição e, nos cinco primeiros meses de 2013, aparece na décima nona posição.
Já a Renault que em 2003 contava o Clio em sétimo lugar, aparece agora com o
Sandero em décimo segundo colocação.
A maior
novidade é o surgimento da Hyundai, pela primeira vez entre as dez marcas mais
vendidas no Brasil. Poucos meses após o lançamento de sua fábrica em São Paulo,
a marca coreana mostra que não está para brincadeira, e coloca o HB20 como o
quarto carro mais vendido no país nos cinco primeiros meses de 2013.
Caso a fábrica
brasileira da Hyundai tenha capacidade produtiva, o carro não demorará muito
para galgar novas posições, pois o HB20 é um carro moderno, confortável, com
bom desempenho, preço competitivo, bonito e agradou o consumidor brasileiro.
Recentemente,
tive oportunidade de fazer uma pequena viagem com um HB20 de um amigo e fiquei
muito bem impressionado com a dirigibilidade, desempenho nas curdas e, até para
a minha surpresa, nas subidas. O carro agrada muito e o consumidor que estiver
a procura de um carro com as suas características, se fizer teste drive,
dificilmente deixará de compra-lo.
O fato é
que a Hyundai, para azar dos concorrentes, acertou de cheio ao lançar o HB20.
Considerando que a segunda e terceira posições do ranking dos maiores volumes
do mercado doméstico, têm venda média mensal entre 15 e 16mil unidades (Fiat
Uno e Pálio), não demora muito para o HB20 desbancar os dois modelos italianos.
Depois disso a briga será contra o Gol da VW, que contabiliza venda média de
quase 20 mil unidades por mês.
Mais uma
vez, quem tem mais a ganhar com o acirramento da concorrência é o consumidor
brasileiro, e ele merece!
Pense
nisso e ótima semana,
Escritor,
conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
0 comentários:
Postar um comentário