Na última
semana, falamos sobre o desempenho das vendas de autoveículos no mercado
doméstico. Diante, da publicação dos dados da ANFAVEA, voltamos ao assunto para
evidenciar outros pontos não abordados.
As vendas
de automóveis e comerciais leves em Maio, comparado com o mês anterior, revelou
queda de 5,2%. Entre as dez maiores montadoras do mercado nacional, apenas duas
cresceram em Maio; Hyundai (6,95%) e Ford (0,16). As outras oito contabilizaram
queda.
Podemos classificar
as que caíram em dois grupos: as que ficaram acima e abaixo da média. Entre as
dez maiores marcas, as que caíram menos do que a média de mercado tivermos: GM
(2,25%) e Fiat (2,47). Já as que caíram acima da média de mercado, foram: Renault
(-15,00%), Honda (-10,06%), VW (-9,45%), Toyota (-8,74%), Nissan (-7,13%) e
Citröen (-6,10%).
Pode-se considerar incomum as quedas de Renault,
Honda e VW, pois as três costumam apresentar regularidade de desempenho. A GM
superou a VW por apenas 385 unidades, assumindo assim a segunda posição no
ranking dos maiores volumes de vendas do país. A Hyundai teve ótima performance
e, se considerado apenas automóveis, ela superou a Renault e ficou com a quinta
posição (veja abaixo quadro de vendas).
Apesar da queda de licenciamento de autoveículos nacionais, Maio de 2013, com 254,4 mil unidades emplacadas, foi o melhor mês de Maio dos últimos três anos. Já os autoveículos importados, como já se podia prever, com vendas de 61,8 mil unidades, foi o pior Maio dos últimos três anos.
Apesar dos
indicadores de desempenho da indústria basileira ter apresentado crescimento em
Abril, o futuro das vendas de automóveis é de difícil diagnostico, pois muito
embora haja apoio do governo federal para as montadoras, as taxas de juros
estão subindo e o consumidor está ressabiado com os indicadores econômicos do
país.
Neste
contexto, o desempenho das vendas nos três próximos meses será fundamental,
para se ter uma leitura razoável de como deverá se comportar o setor na segunda
metade do ano. No entanto, três fatos parecem certos: as promoções de fábrica irão
aumentar, a concorrência entre as marcas se acirrarão e o consumidor será o
maior beneficiado.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo
Costa
Escritor,
conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blo
g: verdesobrerodas.com.br
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