quinta-feira, 13 de junho de 2013

Hyundai é a campeã de crescimento em Maio


Na última semana, falamos sobre o desempenho das vendas de autoveículos no mercado doméstico. Diante, da publicação dos dados da ANFAVEA, voltamos ao assunto para evidenciar outros pontos não abordados.

As vendas de automóveis e comerciais leves em Maio, comparado com o mês anterior, revelou queda de 5,2%. Entre as dez maiores montadoras do mercado nacional, apenas duas cresceram em Maio; Hyundai (6,95%) e Ford (0,16). As outras oito contabilizaram queda.

Podemos classificar as que caíram em dois grupos: as que ficaram acima e abaixo da média. Entre as dez maiores marcas, as que caíram menos do que a média de mercado tivermos: GM (2,25%) e Fiat (2,47). Já as que caíram acima da média de mercado, foram: Renault (-15,00%), Honda (-10,06%), VW (-9,45%), Toyota (-8,74%), Nissan (-7,13%) e Citröen (-6,10%).


Pode-se considerar incomum as quedas de Renault, Honda e VW, pois as três costumam apresentar regularidade de desempenho. A GM superou a VW por apenas 385 unidades, assumindo assim a segunda posição no ranking dos maiores volumes de vendas do país. A Hyundai teve ótima performance e, se considerado apenas automóveis, ela superou a Renault e ficou com a quinta posição (veja abaixo quadro de vendas).

Apesar da queda de licenciamento de autoveículos nacionais, Maio de 2013, com 254,4 mil unidades emplacadas, foi o melhor mês de Maio dos últimos três anos. Já os autoveículos importados, como já se podia prever, com vendas de 61,8 mil unidades, foi o pior Maio dos últimos três anos.

Apesar dos indicadores de desempenho da indústria basileira ter apresentado crescimento em Abril, o futuro das vendas de automóveis é de difícil diagnostico, pois muito embora haja apoio do governo federal para as montadoras, as taxas de juros estão subindo e o consumidor está ressabiado com os indicadores econômicos do país.

Neste contexto, o desempenho das vendas nos três próximos meses será fundamental, para se ter uma leitura razoável de como deverá se comportar o setor na segunda metade do ano. No entanto, três fatos parecem certos: as promoções de fábrica irão aumentar, a concorrência entre as marcas se acirrarão e o consumidor será o maior beneficiado.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blo
g: verdesobrerodas.com.br
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br   



0 comentários:

Postar um comentário