
Independente
de ter sido primeiro ou segundo colocado, o fato é que, globalmente, as vendas
do Focus, no primeiro trimestre de 2013, cresceu 18%, sobre o mesmo período do
ano anterior. De acordo com a Ford, o Focus registrou 288.724 vendas no
primeiro trimestre de 2013, impulsionado pelo aquecimento da demanda na China e
no Brasil. Sozinha a China contribuiu com cerca de 36% das vendas do Focus,
aumento de 153% em relação ao primeiro trimestre de 2012. Já no Brasil as
vendas do modelo cresceram em 18%.

A Ford
apresenta desempenho robusto nos Estados Unidos e expansão agressiva na Ásia,
especialmente na China. Já na Europa a situação é crítica, pois as vendas não
reagem. Aliás, a Ford está em processo de fechar três fábricas na Europa até o
final de 2014, onde a marca norte-americana tem 8,2 por cento de market share (no Brasil a Ford já teve
21,5 por cento de penetração de mercado, atualmente está em torno de 10 por
cento, mas já chegou a ter 7,0 por cento).

Mercado norte-americano
Nos
Estados Unidos, impulsionada pelas ótimas vendas do Focus, Fusion e da linha
picape série F, a Ford registra ótimo desempenho. No acumulado de Janeiro a
Junho de 2013, ela vendeu 1.265.120 unidades, contra 1.124.206 no mesmo período
do ano anterior, crescimento de 12,5 por cento. Neste mesmo período, a GM
cresceu 8,0 por cento, a Chrysler cresceu 9,1 por cento e a Toyota 6,0 por
cento.

Segundo a
pesquisa BrandIndex, os consumidores norte-americanos que estão no mercado para
comprar um carro nos próximos seis meses, fizeram as seguintes escolhas (escala
de 0% a 100%): 8,7 por cento disseram que escolheriam um carro da marca
Chevrolet. 11,6% responderam que dariam preferência a carros da marca Toyota e 18%
consideraram comprar um veículo da Ford.
Mercado asiático
A Ford
também está investindo enormemente para jogar catch up na China, onde a GM e a Volkswagen são as marcas estrangeiras
melhores colocadas. Para isso, ela acaba de inaugurar uma nova fábrica de US$
500 milhões em Chongqing, com a sua parceira Changan Ford Automobile Ltd., que
vai fabricar motores 1-litro e 1,5-litro para automóveis de passageiros. Ela
também revelou planos para uma outra planta com o parceiro Jiangling Motors
Co., onde serão produzidos veículos utilitários, esportivos e comerciais.
A Ford está
investindo quase US$ 5 bilhões para construir sete fábricas na Ásia: cinco na
China e duas na Índia, como parte de seus planos para a implantação de 15 novos
modelos na região, ao longo dos próximos dois anos. A empresa viu as vendas
disparem quase 50 por cento na China, nos primeiros cinco meses do ano, e
pretende mais do que dobrar a sua penetração na região.
Ótima
semana,
Evaldo
Costa
Escritor,
conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
Siga no
Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br
0 comentários:
Postar um comentário