
Com vendas de 1,25 milhões
de veículos em 2012, a China já é o segundo maior mercado para carros
"premium", ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Estimativas
apontadas no relatório da consultoria, revelam que as vendas de carros de luxo
na China pode chegar a 2,25 milhões em 2016 e 3,0 milhões de unidades em 2020.
McKinsey definiu que o
segmento "premium" na China, é composto de carros que custam entre
200 mil yuans e 1,2 milhões de yuans (entre US$ 32.000 e $ 190,000 dólares
americano), excluindo os "ultra-luxo" que são carros com valores
ainda mais elevados.

"A China é um mercado
crescente. A confiança das pessoas no futuro é muito alto ", disse Sha
Sha, sócio da McKinsey, e o principal autor do relatório. "O povo chinês está
buscando produtos sofisticados e aspira carros de luxo", complementou.
As montadoras alemãs -
incluindo Audi, BMW e Mercedes-Benz - respondem por 80 por cento dos carros de
luxo na China. Porém os concorrentes estão se fortalecendo. A gigante General
Motors, por exemplo, lançou recentemente um Cadillac sedan de luxo, o XTS, no
país. "A rápida ascensão da classe média que começa a comprar o segundo
carro para a família, apresenta uma oportunidade interessante para as
montadoras “premium", aponta o relatório.
A China, com vendas de
19.310.000 em 2012, é o maior mercado de automóveis do mundo. Apesar de ter
reduzido a taxa de crescimento, as vendas continuam aquecidas. No ano passado,
por exemplo, o crescimento foi de 7,1 por cento sobre o ano anterior, mas é
preciso considerar que o setor automobilístico vinha crescendo a taxa média de 11
por cento, nos últimos três anos anteriores a 2011.

Junto com as vendas de
automóveis vários outros setores estão se estruturando para atender uma enorme
demanda, a exemplo de vendas de carros usados , pneus, e demais itens como
filtro de óleo, ar, pastilha de freios etc.
Ótima
semana,
Evaldo
Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
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