sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Toyota de volta à liderança


Em 2011 a Toyota pagou caro pelo terremoto de magnitude de 8,9 acompanhado de tsunami que varreu, 11/03/1011, a costa do Japão. Em 2012 a montadora se recuperou plenamente da queda de vendas, graças em parte por operar em mercados que cresceram substancialmente, como foi o caso do Japão, Estados Unidos, China e Brasil (embora por aqui, a sua participação de mercado seja pequena).

Por outro lado, montadoras que atuam fortemente na zona do Euro, sofreram em 2012 com uma espécie de “tsunami financeira”, levando a queda acentuada de vendas de autoveículos. Em relação ao ano anterior, a França caiu 14,6%, Alemanha 16,4%, Itália 22,5% e Espanha 23,0%.

Agora, está confirmado, com expressivo crescimento de 22%, sobre 2011, e vendas de 9,7 milhões de autoveículos, a Toyota recuperou a liderança das vendas globais. Em segundo lugar, com vendas de 9,3 milhões de unidades ficou a General Motors, que cresceu modestos 2,9% sobre o ano anterior.

O ótimo desempenho da Toyota deve-se muito aos modelos Prius e Camry que registraram recorde de 41% de crescimento na América do Norte. Um outro fato relevante para o robusto crescimento da Toyota, muito embora não muito divulgado, foram as ótimas vendas (tanto no Japão quanto nos Estados Unidos) dos modelos híbridos.

Quanto a GM, o que mais contribuiu para que ela garantisse a segunda posição, foi o recorde das vendas globais (quase 5 milhões de veículos) da marca Chevrolet, sendo mais de 60% das transações acontecendo fora dos Estados Unidos. A GM poderia ter tido um desempenho melhor, não fosse o baixo crescimento no mercado dos Estados Unidos (3,2% sobre 2011). Comparado com 2011, na média, o mercado Norte-Americano cresceu 13%.

Em terceiro lugar com vendas globais de 9,07 milhões de unidades ficou a Volkswagen, cujas vendas globais registrou o recorde de 11,2%, sobre o ano anterior, apesar da queda de vendas de 6,5% na Europa Ocidental (exceto Alemanha onde as suas vendas cresceram 1,9%).

O sucesso da montadora alemã, deve-se sobretudo ao crescimento de 26,2% das vendas na América do Norte e 23,3% na Ásia-Pacífico. O desempenho da Volkswagen somente não foi melhor devido a crise na zona do Euro.

Por falar em Europa, provavelmente, boa parte das montadoras europeias deverão divulgar queda de vendas. Os fabricantes que têm a zona do euro como mercado alvo, provavelmente, serão as mais afetadas. Aliás, na primeira semana de janeiro de 2013, a Peugeot Citröen divulgou queda de 16,5% em suas vendas globais de 2012, em relação ao ano anterior.

Em breve serão divulgados dados das demais montadoras, daí saberemos mais sobre o desempenho das quase duzentas marcas existentes em todo o mundo.

Ótima semana,

Fonte: Los Angeles Times/BBC/ACEA

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
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