sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O salão de Guangzhou ganha espaço entre os mais importantes da China


Na última semana visitei o Guangzhou Auto Show. Esperava um evento acanhado em função de ser relativamente novo (pois está na décima edição) e globalmente pouco conhecido. Mas, o que vi foi um salão que ficou pouco a dever para outros grandes eventos como o Xangai e Pequim Motor Show.

No Salão de Guangzhou, não havia nenhuma novidade em termos de lançamentos e as marcas que mais se destacavam eram as domésticas e japonesas, apesar dos conflitos recentes que levaram os produtos japoneses a registrarem perdas da ordem de 50% no mercado chinês.

Guangzhou é considerado o quintal dos fabricantes de automóveis japoneses. Prova disso, é o fato da Auto Guangzhou ter atualmente parceria com as marcas japonesas Honda, Toyota e Nissan. A Mazda tem presença destavada entre as outras marcas japonesas na China.

O fato é que o mercado automotivo na China tem crescido bastante a ponto de se tornar o mercado mais importante para muitos fabricantes globais. Os carros de luxo fazem sucesso nas ruas de um país que cresce a taxa superior a 7% ao ano, dobrou o PIB – Produto Interno Bruto nos últimos vinte anos e pretende dobrar mais uma vez nos próximos dez. A Ferrari, por exemplo, (cujo estande esteve sempre lotado) tem vendido tão bem seus carros na China, que acaba de inaugurar mais uma concessionária, desta vez em Guangzhou.

Pelo salão de Guangzhou, cidade com mais de 15 milhões de habitantes do sul da China, desfilaram em torno de 250.000 pessoas. Entre as novidades esteve a marca chinesa SAIC dona da marca Roewe que apresentou o E50, primeiro carro elétrico da empresa que tem planos de colocá-lo na linha de produção no final de 2013.

Com carga completa o veículo terá autonomia de 118 km e em caso de necessidade 80% de sua carga poderá ser armazenada em apenas 30 minutos. No entanto, uma carga completa demora cerca de seis horas. O veículo pode alcançar velocidade de 100 km/h em 14 segundos. Isso é incrível, se considerado tratar-se de um veículo elétrico.

A China está tem dado demonstração de que pretende desenvolver rapidamente a mobilidade elétrica no país, como forma de reduzir a poluição do ar que contabiliza índices elevados.  No salão de Guangzhou quase todos os expositores expuseram pelo menos um veículo elétrico ou híbrido.

A estratégia se justifica, pois as grandes cidades como Pequim, Xangai e Guangzhou (todas com mais de 14 milhões de habitantes) são constantemente coberta por uma névoa de cor cinzenta. Há momentos em que a visibilidade fica bastante reduzida.

Vamos esperar e torcer para que a mobilidade ecológica ganhe força e reduza a poluição do nosso planeta.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br


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