
No Salão de
Guangzhou, não havia nenhuma novidade em termos de lançamentos e as marcas que
mais se destacavam eram as domésticas e japonesas, apesar dos conflitos
recentes que levaram os produtos japoneses a registrarem perdas da ordem de 50%
no mercado chinês.
Guangzhou é
considerado o quintal dos fabricantes de automóveis japoneses. Prova disso, é o
fato da Auto Guangzhou ter atualmente parceria com as marcas japonesas Honda,
Toyota e Nissan. A Mazda tem presença destavada entre as outras marcas
japonesas na China.

Pelo salão
de Guangzhou, cidade com mais de 15 milhões de habitantes do sul da China,
desfilaram em torno de 250.000 pessoas. Entre as novidades esteve a marca
chinesa SAIC dona da marca Roewe que apresentou o E50, primeiro carro elétrico
da empresa que tem planos de colocá-lo na linha de produção no final de 2013.
Com carga
completa o veículo terá autonomia de 118 km e em caso de necessidade 80% de sua
carga poderá ser armazenada em apenas 30 minutos. No entanto, uma carga
completa demora cerca de seis horas. O veículo pode alcançar velocidade de 100
km/h em 14 segundos. Isso é incrível, se considerado tratar-se de um veículo
elétrico.

A
estratégia se justifica, pois as grandes cidades como Pequim, Xangai e
Guangzhou (todas com mais de 14 milhões de habitantes) são constantemente
coberta por uma névoa de cor cinzenta. Há momentos em que a visibilidade fica bastante
reduzida.
Vamos
esperar e torcer para que a mobilidade ecológica ganhe força e reduza a
poluição do nosso planeta.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo
Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
0 comentários:
Postar um comentário