Notícias recentes evidenciam que as
vendas de veículo automotores em Novembro no Brasil, caíram e torno de 9% se comparado
com o mês anterior, e 2,7% sobre o mesmo mês de 2011.
Qual a leitura que devemos fazer deste
indicador? Estaria o setor automobilístico dando sinais de quedas ainda
maiores? Naturalmente, há muitas leituras, mas eu particularmente penso que o
desempenho das vendas em Novembro foi o que dele se podia esperar.
Afinal de contas, a teoria de que
redução temporária de impostos não cria mercado, apenas antecipa compra, parece
se confirmar mais uma vez. Em Setembro muita gente antecipou compras e em
novembro houve quem deixou para comprar em Dezembro. Pois, pelo que tudo indica,
será o último mês com o benefício do desconto no Imposto Sobre Produtos
Industrializados – IPI.
Além do mais, Outubro teve menos dias
úteis. Tanto assim, que se compararmos a média de vendas diárias de Novembro (15.263 unidades), com a do mês anterior (14.848),
chegaremos a conclusão que a queda foi de apenas 2,3%.
Também, devemos levar em conta que o
mercado automobilístico não deve crescer muito acima do indicador econômico. Aliás,
não fosse a intervenção do governo concedendo descontos no IPI, a indústria
automobilística brasileira, provavelmente, não registraria, como deve
contabilizar, crescimento em 2012 na ordem de 4%. A invés disso, ficaria com
queda igual ou superior a prevista para a indústria brasileira este ano (2,3%,
segundo o boletim Focus ).
Como o PIB vem reduzindo, é natural que
o setor sofra as consequências e diminua o ritmo, também. Aliás, esse deve ser
um recado para o governo, que se realmente decidir suspender os benefícios do
IPI em Dezembro, conforme previsto, será bem possível que o setor tenha uma
grande queda nos primeiros três meses do ano de 2012, agravado pelas férias e
período de Carnaval.
Naturalmente, o desempenho de qualquer
setor não é linear. Logo, assim que os números forem divulgados em detalhes,
provavelmente comprovaremos que alguns fabricantes, a exemplo da Hyundai, deve
ter crescido significativamente e outras apresentado queda.
O fato é que o Brasil crescerá em 2013, mas
não para todos, apenas para os que estiverem melhor organizado, contar com
produtos modernos, preços atrativos, qualidade comprovada e que detenha força
comercial exemplar. Já os que não estiverem alinhados com os interesses dos
consumidores, seguramente pagarão o preço do descuido.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo
Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
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