sábado, 22 de dezembro de 2012

O que depreender da queda das vendas de veículos em Novembro?


Notícias recentes evidenciam que as vendas de veículo automotores em Novembro no Brasil, caíram e torno de 9% se comparado com o mês anterior, e 2,7% sobre o mesmo mês de 2011.

Qual a leitura que devemos fazer deste indicador? Estaria o setor automobilístico dando sinais de quedas ainda maiores? Naturalmente, há muitas leituras, mas eu particularmente penso que o desempenho das vendas em Novembro foi o que dele se podia esperar.

Afinal de contas, a teoria de que redução temporária de impostos não cria mercado, apenas antecipa compra, parece se confirmar mais uma vez. Em Setembro muita gente antecipou compras e em novembro houve quem deixou para comprar em Dezembro. Pois, pelo que tudo indica, será o último mês com o benefício do desconto no Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI.

Além do mais, Outubro teve menos dias úteis. Tanto assim, que se compararmos a média de vendas diárias de Novembro (15.263 unidades), com a do mês anterior (14.848), chegaremos a conclusão que a queda foi de apenas 2,3%.

Também, devemos levar em conta que o mercado automobilístico não deve crescer muito acima do indicador econômico. Aliás, não fosse a intervenção do governo concedendo descontos no IPI, a indústria automobilística brasileira, provavelmente, não registraria, como deve contabilizar, crescimento em 2012 na ordem de 4%. A invés disso, ficaria com queda igual ou superior a prevista para a indústria brasileira este ano (2,3%, segundo o boletim Focus ).

Como o PIB vem reduzindo, é natural que o setor sofra as consequências e diminua o ritmo, também. Aliás, esse deve ser um recado para o governo, que se realmente decidir suspender os benefícios do IPI em Dezembro, conforme previsto, será bem possível que o setor tenha uma grande queda nos primeiros três meses do ano de 2012, agravado pelas férias e período de Carnaval.

Naturalmente, o desempenho de qualquer setor não é linear. Logo, assim que os números forem divulgados em detalhes, provavelmente comprovaremos que alguns fabricantes, a exemplo da Hyundai, deve ter crescido significativamente e outras apresentado queda.

O fato é que o Brasil crescerá em 2013, mas não para todos, apenas para os que estiverem melhor organizado, contar com produtos modernos, preços atrativos, qualidade comprovada e que detenha força comercial exemplar. Já os que não estiverem alinhados com os interesses dos consumidores, seguramente pagarão o preço do descuido.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
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