terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vendas da Nissan crescem 363,26%


A Nissan tem crescido, nos últimos anos, bem mais do que a média do mercado nacional. De janeiro a maio de 2010, ela vendeu 12.322 unidades no mercado domestico, contra 21.530 unidades no mesmo período de 2011 e 44.761 nos cinco primeiros meses de 2012.
O gráfico ao lado revela o quanto superior a média de mercado foi o desempenho das vendas da Nissan nos cinco primeiros meses de cada ano, a partir de 2010.

Comparando, por exemplo, os cinco primeiros anos de 2012 com o mesmo período de 2010, verificaremos que a montadora japonesa cresceu incríveis 363,26%.

O gráfico ao lado revela que em quase todos os meses de 2012, ela vendeu mais do que o dobro do ano anterior.

Para entender o quanto a Nissan tem ganhado marketshare, verificar que em Maio de 2011 (vendas acumuladas de janeiro a maio) ela ocupava a 11a posição entre as doze maiores montadoras em volume de vendas no Brasil. No mesmo período de 2012, a montadora japonesa passou a ocupar a 6a posição. Para alcançar esta marca ela superou outras rivais de peso, como a Honda, Hyundai e a Toyota. Atualmente, em sua frente aparecem apenas a  Renault, Ford, Volkswagen, General Motors e Fiat.

A verdade é que se pudéssemos comparar o desempenho da Nissan no mercado doméstico com o futebol, poderíamos afirmar sem medo de errar que ele seria o Lionel Messi do crescimento em vendas.

Os veículos da montadora japonesa tem mesmo conquistado a preferência do consumidor brasileiro. Atualmente, o seu modelo campeão de vendas é o popular Nissan March. O Versa vem em segundo lugar em vendas. O carro é mesmo muito bom de dirigir. Este ano eu aluguei, nos Estados Unidos,um Versa e fiquei uma semana com ele. Achei o caro muito agradável, econômico, com bom desempenho, confortável e com um espaço de mala muito legal.

Apenas para se ter uma ideia, rebatendo o banco traseiro do Versa é possível acomodar três malas grandes de viagem. Outro modelo que vem crescendo bastante em vendas é a picape Frontier, que tem quase 15% de marketshareem seu segmento. Parabéns para a Nissan e para o consumidor que passou a ter mais opções para comprarcarros de qualidade e preços competitivos.

Ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br


0 comentários:

Postar um comentário