A
Nissan tem crescido, nos últimos anos, bem mais do que a média do mercado
nacional. De janeiro a maio de 2010, ela vendeu 12.322 unidades no mercado
domestico, contra 21.530 unidades no mesmo período de 2011 e 44.761 nos cinco
primeiros meses de 2012.
O
gráfico ao lado revela o quanto superior a média de mercado foi o desempenho
das vendas da Nissan nos cinco primeiros meses de cada ano, a partir de 2010.
Comparando,
por exemplo, os cinco primeiros anos de 2012 com o mesmo período de 2010,
verificaremos que a montadora japonesa cresceu incríveis 363,26%.
O gráfico ao lado
revela que em quase todos os meses de 2012, ela vendeu mais do que o dobro do
ano anterior.
Para
entender o quanto a Nissan tem ganhado marketshare,
verificar que em Maio de 2011 (vendas acumuladas de janeiro a maio) ela ocupava
a 11a posição entre as doze maiores montadoras em volume de vendas no Brasil.
No mesmo período de 2012, a montadora japonesa passou a ocupar a 6a posição.
Para alcançar esta marca ela superou outras rivais de peso, como a Honda,
Hyundai e a Toyota. Atualmente, em sua frente aparecem apenas a Renault, Ford, Volkswagen, General Motors e
Fiat.
A
verdade é que se pudéssemos comparar o desempenho da Nissan no mercado doméstico
com o futebol, poderíamos afirmar sem medo de errar que ele seria o Lionel
Messi do crescimento em vendas.
Os
veículos da montadora japonesa tem mesmo conquistado a preferência do
consumidor brasileiro. Atualmente, o seu modelo campeão de vendas é o popular Nissan March. O Versa vem em segundo
lugar em vendas. O carro é mesmo muito bom de dirigir. Este ano eu aluguei, nos
Estados Unidos,um Versa e fiquei uma semana com ele. Achei o caro muito
agradável, econômico, com bom desempenho, confortável e com um espaço de mala
muito legal.
Apenas para se ter uma ideia, rebatendo o banco
traseiro do Versa é possível acomodar três malas grandes de viagem. Outro
modelo que vem crescendo bastante em vendas é a picape Frontier, que tem quase
15% de marketshareem seu segmento.
Parabéns para a Nissan e para o consumidor que passou a ter mais opções para
comprarcarros de qualidade e preços competitivos.
Ótima semana,
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do
Brasil
Siga no
Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br
0 comentários:
Postar um comentário