terça-feira, 21 de agosto de 2012

Produção de autoveículos bate recorde e o mundo fala mandarim


Produção automobilística mundial,liderada pela China, cresceu 3% em 2011, chegou a 80,1 milhões de unidades e deve crescer mais ainda em 2012. A Ásia, graças ao incrível crescimento chinês, assumiu a primeira posição com 40,6 milhões de unidades produzidas em 2011, seguido pela Europa com 21,1 e Américas com 17,8.

O mercado europeu e norte Americano voltaram a crescer e a América do Sul mantém crescimento regular desde 2003. A produção, em relação ao ano anterior, cresceu mais nos seguintes países: Áustria (+45,2%), Rússia (+41,7%), Ucrânia (+25,9%), Portugal (+21,1%), Indonésia (+19,3%), Argentina (+15,7%), México (+14,4%), Eslováquia (+13,9%), Taiwan (+13,1%), África do Sul (+12,8%), Republica Checa (+11,5%), Estados Unidos (+11,5%), Índia (+10,7%). A produção brasileira Brasil cresceu 0,7%. 


Os países que mais produziram em volume no ano de 2011, foram: China (18.418.876), Estados Unidos (8.653.560), Japão (8.398.654), Alemanha (6.311.318), Coréia do Sul (4.657.094), Índia (3.936.448), Brasil (3.406.150) e México (2.680.037). Juntos esses oito países produziram 70,4% da demanda global. Naturalmente, chama muito atenção o fantástico crescimento da China que atualmente produz mais que o dobro dos Estados Unidos.
Vale lembrar que a dez anos atrás, os Estados Unidos liderava a produção mundial de autoveículos com 11.424.689 unidades e a China ocupava a oitava posição com 2.334.440 unidades produzidas. O fato é que os chineses em 2001 produziam 1/5 do então líder norte americano e em pouco tempo, não só alcançou o pódio como passaram a produzir mais do dobro de sua cota, atingindo incríveis 23% de todos os autoveículos vendidos no mundo. Apenas para se ter uma ideia, o Brasil, por exemplo, produz 4,2%. E ainda tem gente que pensa que eles produzem lixo, imagina!
Exportação Chinesa cresce 50,0%
E não foi apenas a produção chinesa que alcançou desempenho fantástico. As suas exportações em 2011, comparadas com o ano anterior, cresceram 50,0% (automóveis cresceram 52,2%, Ônibus 34,6% e Caminhões 39,4%). Os Chineses dizem que o aumento da escala de produção, reduziu os custos e consequentemente o valor dos veículos exportados em 2011, em relação ao ano anterior. Entre os países que mais importaram da China estão a Rússia, Argélia e Brasil.
Ótima semana,

Fonte: OICA e CAAM

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
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