Produção automobilística mundial,liderada
pela China, cresceu 3% em 2011, chegou a 80,1 milhões de unidades e deve
crescer mais ainda em 2012. A Ásia, graças ao incrível crescimento chinês,
assumiu a primeira posição com 40,6 milhões de unidades produzidas em 2011,
seguido pela Europa com 21,1 e Américas com 17,8.
O mercado europeu e norte
Americano voltaram a crescer e a América do Sul mantém crescimento regular
desde 2003. A produção, em relação ao ano anterior, cresceu mais nos seguintes
países: Áustria (+45,2%), Rússia (+41,7%), Ucrânia (+25,9%), Portugal (+21,1%),
Indonésia (+19,3%), Argentina (+15,7%), México (+14,4%), Eslováquia (+13,9%),
Taiwan (+13,1%), África do Sul (+12,8%), Republica Checa (+11,5%), Estados
Unidos (+11,5%), Índia (+10,7%). A produção brasileira Brasil cresceu
0,7%.
Os países que
mais produziram em volume no ano de 2011, foram: China (18.418.876), Estados
Unidos (8.653.560), Japão (8.398.654), Alemanha (6.311.318), Coréia do Sul
(4.657.094), Índia (3.936.448), Brasil (3.406.150) e México (2.680.037). Juntos
esses oito países produziram 70,4% da demanda global. Naturalmente, chama muito
atenção o fantástico crescimento da China que atualmente produz mais que o
dobro dos Estados Unidos.
Vale lembrar
que a dez anos atrás, os Estados Unidos liderava a produção mundial de
autoveículos com 11.424.689 unidades e a China ocupava a oitava posição com 2.334.440
unidades produzidas. O fato é que os chineses em 2001 produziam 1/5 do então
líder norte americano e em pouco tempo, não só alcançou o pódio como passaram a
produzir mais do dobro de sua cota, atingindo incríveis 23% de todos os
autoveículos vendidos no mundo. Apenas para se ter uma ideia, o Brasil, por
exemplo, produz 4,2%. E ainda tem gente que pensa que eles produzem lixo,
imagina!
Exportação Chinesa cresce 50,0%
E não foi
apenas a produção chinesa que alcançou desempenho fantástico. As suas
exportações em 2011, comparadas com o ano anterior, cresceram 50,0% (automóveis
cresceram 52,2%, Ônibus 34,6% e Caminhões 39,4%). Os Chineses dizem
que o aumento da escala de produção, reduziu os custos e consequentemente o
valor dos veículos exportados em 2011, em relação ao ano anterior. Entre os
países que mais importaram da China estão a Rússia, Argélia e Brasil.
Ótima semana,
Fonte: OICA e CAAM
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do
Brasil
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