terça-feira, 21 de agosto de 2012

GM e Renault surpreendem e mercado continua em alta


As vendas de veículos automotores no Brasil continuam aquecidas. Com 268,3 mil (crescimento de 9,6% sobre mesmo mês do ano anterior) unidades novas licenciadas, tivemos o melhor janeiro de todos os tempos. Os caros importados, apesar da sobretaxa do governo, cresceram 17,9% sobre janeiro do ano anterior, bem mais do que os 7% de crescimento de seus concorrentes nacionais.

Pelo que tudo indica, o consumidor brasileiro está mesmo disposto a pagar mais para andar nos modelos importados. Vamos aguardar um pouco mais para saber se esta tendência se manterá. O ano começou com algumas novidades a exemplo do espetacular recuperação da GM, que surpreendeu ao licenciar 52.850 unidades de automóveis e comerciais leves, alcançando assim o topo do ranking dos maiores fabricantes do mercado doméstico. Fazia tempo que isso não acontecia.

A Fiat licenciou em janeiro de 2012,  51.901 unidades novas de automóveis e comerciais leves e a Volkswagen 51.047. Adisputa entre as duas montadoras europeiascontinua acirradíssima. Estaria a GM correndo por for a ponto de ameaçar a liderança da Fiat? Apesar do apetite e potencial da montadora norte americana, não parece muito provável que isso ocorra nos próximos meses.

O que também chama atenção é uma disputa entre a quarta e a quinta posição das vendas do mercado doméstico. A Ford há muitos anos aparece isolada na quarta posição. Porém, a Renault parece disposta a desbancá-la deste posto. Em janeiro de 2012, a montadora norte americana vendeu no varejo 22.203 automóveis e comerciais leves contra 16.611 do fabricante francês. A diferença de 33.3% pode parecer confortável, mas se levarmos em conta que em janeiro do ano passado essa diferença a favor da Ford era mais que o dobro, pode ser que a quarta posição não esteja tão protegida quanto parece.

Em janeiro de 2012, apenas a Honda cresceu (1,83%) nas vendas de carros e comerciais leves. As marcas que caíram menos do que a média de mercado de -23% em relação ao mês anterior, foram: GM (-13,28%), VW (-20,87%) e Ford (-21,73%).

Diante de tudo isso, quem mais tem a ganhar é o consumidor brasileiro que conta com a concorrência para poder contar com produtos competitivos.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br



0 comentários:

Postar um comentário