A Toyota, por sua vez, está se recuperando da queda de 5,6% em 2011, quando vendeu 7,95 milhões de unidades. A marca japonesa conta com a recuperação da economia de seu país e logo as fábricas de componentes estarão recuperando a capacidade de produção, e suas vendas voltarão a crescer globalmente. Além disso, pelo menos mais dois fatores poderão lhe ser favorável: tendências dos governos apoiarem veículos “verdes”, da qual ela detém a liderança, e reais possibilidades de ganho de market share no mercado chinês, onde a marca alemã tem investido bastante.
Enquanto isso, Nissan e Hyundai, (com suas parceiras) correm por for e podem surpreender. Nunca é demais lembrar que em 2011, a marca Japonesa cresceu globalmente 10,2% em 2011, tendo vendido 7,39 milhões de unidades e a coreana Hyundai cresceu 14,8% sobre o ano anterior, tendo contabilizado vendas em 2011 de 6,59 milhões de unidades.
Portanto, pelo que tudo indica, já em 2015, a líder global de vendas deverá estar vendendo globalmente mais de 10 milhões de unidades. Mas isso é outra história. Então, o melhor mesmo é ter metas arrojadas, produtos de ponta, preços alinhados, consumidores satisfeitos e atento ao tabuleiro global de novas parcerias.É como disse Margareth Drabble: “Quando nada é certo, tudo é possível”.
Pense nisso e ótima semana.
Fonte: yomiuri, Fobes e NYT
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Site: www.icbr.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

0 comentários:
Postar um comentário