O mundo empresarial sabe muito bem do poder de uma meta otimizada para vencer neste mundo globalizado. O objetivo precisa ser bem formulado, amadurecido na mente da liderança e executado cuidadosamente. Há muita gente que defende não divulgá-lo por considerar o silêncio um aliado.
Porém, há quem pense o contrário, vendo na divulgação da meta uma poderosa fonte de motivação e comprometimento. Afinal de contas, ninguém gosta de perder e anunciar algo e não cumprir pode soar como incômoda derrota.
A Volkswagen provavelmente pensa da segunda maneira, pois em 2009, ao divulgar o seu relatório anual, revelou que pretendia vender 10 milhões de carros em 2018 e liderar o mercado global de automóveis. Na época, a meta parecia algo muito desafiador para qualquer montadora e, por isso, deve ter chamado tanta atenção da mídia.
Agora, número mágico da VW aparece bem ao seu alcance e poderá chegar mais cedo do que ela imaginava ser em 2009. Atualmente, no ranking de vendas globais,a GM está em primeiro lugar,a VW aparece firme em segunda posição e a Toyota em terceira. Nos dois primeiros meses de 2012, as vendas globais da VW cresceram 7,7%comparado com o mesmo período do ano passado. Inferior, é verdade, ao crescimento de 14,3% nas vendas de 2011, quando vendeu 8,16 milhões de unidades.
Os dados revelam que a VW não precisa de um ritmo de venda muito acelerado para chegar ao seu número mágico, pois contabiliza vendas superiores a 8 milhões de unidades. E, se crescer em torno de 5% ao ano, em 2015, alcançará a sonhada marca.Já liderar será um outro caso, pois a GM vendeu globalmente em 2011, 9,03 milhões de unidades, cresceu 7,6% sobre o ano anterior, e não vai querer entregar a liderança de mãos beijadas.
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