Em dezembro de 2011 entrou em vigor a medida do governo federal, elevando a taxa de IPI – Impostos Sobre Produtos Industrializados, dos veículos importados. Naturalmente, esperava-se uma grande redução de suas vendas no mercado doméstico. O fato é que se o objetivo do governo foi frear as vendas de tais modelos, até agora isso não ocorreu, pois no mês passado foram licenciados 61,2 mil unidades contra 62,0 mil de fevereiro de 2010, quando não havia restrição á comercialização de tais modelos.
Além disso, no primeiro bimestre de 2012 foram licenciados 129,1 mil carros importados contra 119,6 mil unidades no mesmo período de 2011 e 83,5 mil veículos no primeiro bimestre de 2010. Portanto, se comparado com 2010 o crescimento foi de 54,6% e 2011, 7,9%.
Adicionalmente, se considerarmos que fevereiro teve apenas 18 dias úteis de vendas contra 22 de janeiro, concluiremos que proporcionalmente houve crescimento da ordem de 15,2% nas vendas dos importados em fevereiro. Naturalmente, há muitas leituras a partir dos números registrados, podendo, por exemplo, significar uma grande oportunidade para a indústria nacional entender melhor as razões que levam o cliente a pagar mais por um modelo importado, quando há muitas ofertas de modelos similares no mercado doméstico.
Consumidor prefere motores potentes
Um outro dado interessante é a preferência crescente do consumidor por carros com motores mais potentes (entre 1000 e 2000 cilindradas). Em janeiro de 2012 a participação dessa motorização nas vendas foi de 54,6% e no mês passado 56,5% (nos meses de janeiro e fevereiro de 2011 a participação foi de 52%). Por outro lado, os carros equipados com motores até 1000 cilindradas, mais conhecidos como populares, vem perdendo participação, atingindo em fevereiro de 2012, 42,6%, a menor taxa dos últimos três anos.
O consumidor tem demonstrado a sua preferência e quem estiver disposto a ouvi-lo com sabedoria poderá vencer a disputa pela sua conquista.
Pese nisso e ótima semana,
Fonte: ANFAVEA
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
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