O setor automobilístico nacional tem sido dinâmico e a troca de posições no ranking das maiores montadoras do país tem sido constante. Isso é sinal de que a concorrência tem sido acirrada e que o consumidor tem tido boas opções de compras.
As vendas de automóveis e comerciais leves da Honda em fevereiro de 2012 foi de 7.251 unidades, representando crescimento de 19,5% sobre as vendas do mês anterior, quando foram licenciados 6.066 unidades pela montadora japonesa.
Comparando apenas as vendas de automóveis de fevereiro (6.120 unidades) com o mês anterior (3.755 automóveis) constata-se o incrível crescimento de 63%. O grande responsável pelo ótimo desempenho foi naturalmente o modelo Civic.
A Honda tem bons motivos para comemorar a recuperação de suas vendas pelo segundo mês consecutivo no mercado doméstico, mas nem tudo é motivo de alegria. Comparando o acumulado das vendas do primeiro bimestre de 2012 (9.875 automóveis e 3.442 comerciais leves) contra o mesmo período de 2011 (14.621 automóveis e 2.673 comerciais leves) o resultado é uma queda de quase 30%.
Fiat cresce 6,8% e recupera liderança
Comparando o desempenho das vendas de automóveis e comerciais leves de fevereiro com janeiro de 2012, perceberemos que apesar da queda média de 6,6%, algumas montadoras, a exemplo da Honda (+19,5%), Fiat (+6,7) e Ford (+1,1%) contabilizaram crescimento, já outras não tiveram a mesma sorte.
A Fiat não quis saber de brincadeira, cresceu em vendas e recuperou a liderança perdida em janeiro para a GM e ainda aumentou a diferença que a separa da Volkswagen, segunda colocada. Apesar de não ter contabilizado crescimento nas vendas em fevereiro sobre janeiro, a Renault tecnicamente quase não perdeu participação, mantendo assim as possibilidades de alcançar a quarta posição no mercado nacional.
Segundo carta da ANFAVA, em fevereiro foram licenciados no Brasil 249,5 auto veículos contra 268,3 mil unidades do mês anterior, evidenciando queda média de 7,0%. Agora que o Carnaval já terminou e o ano começou de verdade, vamos aguardar para saber as novidades de março.
Boom de vendas no mercado norte-americano
As vendas de automóveis do mercado norte-americano atingiram 1.149.432 unidades, significando 16% de crescimento. Com esse volume, as vendas projetadas para 2012 passam para 15,1 milhões de unidades. As montadoras e especialistas do setor acreditam que o mercado este ano faturará entre 13,8 e 14,2 milhões de veículos.
Para alguns analistas de mercado, pelo menos três indicadores justificam o crescimento das vendas: o aquecimento da economia, queda das taxas de desemprego e aumento da confiança do consumidor.
Ótima semana,
Fonte: Automotive News e ANFAVEA
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Site: www.icbr.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br


0 comentários:
Postar um comentário