Os vendedores de carros que se preparem, pois a tecnologia a cada dia mais avançada, poderá mudar radicalmente a forma de vender carros no Brasil e no mundo. Isto é o que revelou o Peter Leto da direção da Google norte Americana durante roundtable com a presença de lideranças do setor automobilístico brasileiro e dos Estados Unidos, coordenada pelo Instituto das Concessionárias do Brasil – ICBR no Hotel Encor de Las Vegas no dia 05/02/2012.
O evento acorreu durante a convenção dos concessionários norte americanos no centro de convenções de Las Vegas, no período de 3 a 6 de fevereiro de 2012. Com foco nas mídias sociais, o evento ofereceu várias palestras a fim de evidenciar a importância delas para o setor do varejo automobilístico.
Na palestra intitulada: “A nova ciência de vender e gerenciar os estoques de carros usados”, por exemplo, o conferencista Dale Pollak, fundador da empresa vAuto Inc, foi enfático ao afirmar: “para ser bem sucedido com vendas de carros é preciso contar com ferramentas adequadas, processos refinados e gente capaz de interagir com as mídias sociais e demais ferramentas da internet”.
As muitas exposições sobre como administrar com sucesso uma empresa do setor automobilístico, revelou que a maneira de prosperar no varejo mudou radicalmente e continuará mudando. O conferencista Brian Pasch em sua palestra “As dez estratégias de marketing social que mais funcionam”, revelou que os investimentos migraram para a internet da qual não se pode prescindir para conseguir leads e realizar vendas.
Peter Leto revelou que o Google está trabalhando no projeto plus (google +) o qual deverá revolucionar a maneira de vender carros nos Estados Unidos, pois a nova ferramenta trará muitos benefícios para os concessionários. Citou o fato de concessionária poder interagir com clientes a partir de uma simples consulta utilizando o mecanismo de busca do Google.
O Goolge + poderá permitir a criação de comunidades por interesse. Daí aquela empresa que interagir melhor com o grupo obterá melhores resultados. O conferencista Shaun Raines em sua palestra: “Estratégias comprovadas de mídias sociais para concessionários tops” disse que dominar os recursos da mídia social pode até não garantir o sucesso das vendas, mas ficar fora delas será fracasso na certa‘’.
Para ele há quatro estratégias prioritárias para os que desejam obter sucesso nas mídias sociais: metas bem definidas, construção e manutenção de relacionamentos, engajamento e mensurar os resultados constantemente.
Quem participou do evento e assistiu algumas das palestras sobre o tema seguramente ficou com a certeza de que no mundo dos negócios não vive apenas de sorte, é preciso acompanhar a evolução tecnológica e reciclar os métodos de vendas no varejo, para prosperar. É Sêneca: “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.”
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
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