A Indústria
automobilística brasileira vem crescendo ano após ano, mas de forma
igualitária. Por exemplo, classificando por continente, as treze maiores marcas
em volume de unidades vendidas no mercado domestico, e confrontando o período
de Janeiro a Agosto de 2013, contra o mesmo período do ano anterior,
perceberemos que as marcas europeias e norte-americanas perderam espaço, e as asiáticas
cresceram substancialmente.
As vendas
das marcas europeias Volkswagen, Fiat, Renault, Peugeot e Citroën, venderam de
Janeiro a Agosto de 2013, 949.871 carros, contra 1.084.904 unidades, no mesmo
período do ano anterior, revelando portanto, queda de 12,65 por cento.
Já as
marcas norte-americanas GM e Ford, faturaram no mercado doméstico, nos oito
meses de 2013, 509.132 carros, contra 536.628 unidades do mesmo período do ano
anterior, ou seja, queda de 5.09 por cento.
Situação
muito distinta das marcas asiáticas, composta por: Honda, Hyundai, Toyota,
Mitsubishi e Nissan, que juntas venderam no varejo brasileiro nos oito
primeiros meses de 2013, 306.334 carros contra 184.834 unidades do mesmo período
do ano anterior, registrando significativo crescimento de 65.73 por cento.
Entre as treze
maiores montadoras em volume de vendas no Brasil, no período comparado acima,
as três marcas que mais cresceram foram: Toyota (108,7%), Hyundai (100,0%) e
Honda (13,3%). Já as que mais declinaram foram: Nissan (-39,5%), Peugeot (-21,5%)
e Volkswagen (-16,2%). Exceto as três asiáticas acima demonstradas com
crescimento, todas as outras dez marcas apresentaram queda de vendas no período
examinado.
Vendas de Agosto de 2013
O mês de
Agosto de 2013, não foi um bom mês para a indústria automobilística brasileira,
mas também não foi nenhum desastre. Comparando-se com as vendas de autoveículos
em Setembro, houve queda de 3.8 por cento. Já com o mesmo mês do ano anterior,
a queda foi de 21,6 por cento. O nono mês do ano anterior, foi o que encerrou o
benefício da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados - IPI, daí
houve uma corrida as compras, registrando recorde de vendas.
Já o
período de Setembro a Agosto de 2012, registrou 3.77 milhões de autoveículos
vendidos no Brasil, contra 3.76 do mesmo período de 2013, portanto pode-se
dizer que há um empate técnico. É cedo para afirmar, mas pelo cenário de dúvida
econômica (provocada especialmente volatilidade do câmbio, queda de
investimentos externos e quebra de confiança), e a pouca margem do governo para
continuar renovando apoio a indústria automobilística, se o país alcançar o
número de 2102, a indústria automobilística terá bons motivos para comemorar.
Aliás, no próprio
mês de agosto de 2013, as duas únicas marcas que cresceram em vendas de
automóveis e comerciais leves, comparado com o mês anterior, foram: Citroën (4,61%) e Peugeot (1,61%). Já as marcas
que caíram mais do que a média do mercado (3.8%), Foram: Mitsubishi (-10.64%),
Toyota (-8.33%), Hyundai (-6.97%), Renault (-6,45%), GM (5.08%), Ford (4.95%), Nissan (-4.76%).
Finalmente, as que caíram menos do que o mercado, foram: Hyundai CAOA (-1.64%),
Fiat (-1.75%), VW (-1.88%) e Honda (-1.90%).
A conclusão é que as maiores marcas em
volume de carros vendidos no Brasil, foram as que mais caíram nos oito primeiros
meses de 2013, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Exceção feita
a GM que foi a única marca, entre as cinco maiores do mercado nacional em
unidades vendidas, que não perdeu participação de mercado no período examinado.
Ótima semana,
Evaldo
Costa
Escritor,
conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
Siga no
Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br
0 comentários:
Postar um comentário