A indústria
automobilística continua fazendo muito bem o papel de locomotiva da economia
brasileira. Enquanto vários setores da indústria apresentam queda, a automobilística
cresce a taxas de deixar até chinês com “água na boca”.
As vendas
de Abril cresceram 29,4% sobre mesmo mês ano anterior, e 17,5% sobre o mês de
março. No acumulado dos últimos doze meses (Maio/12 a Abril/13), o crescimento
foi de 8,2% sobre igual período anterior.
Com vendas
de 69.561 unidades de automóveis e comerciais leves, a Fiat ampliou a liderança
em relação a Volkswagen que licenciou 59.017 unidades e se mantém firme na vice-liderança.
As três maiores montadoras no Brasil (Fiat, VW e GM) juntas detém 57,9% de
penetração de mercado e não sofrem ameaças, pois a quarta colocada a Ford,
vende menos da metade da terceira do ranking (GM).
Entre os
cinco primeiros colocados no ranking dos maiores fabricantes em unidades vendidas
no Brasil, não sofreram mudanças. O mesmo não podemos dizer do bloco
intermediário, onde a disputa tem sido acirradíssima. A Toyota vendeu 16.627
unidades de automóveis e comerciais leves. A Hyundai 13.085 unidades e a Honda 13.174.
As duas primeiras vem crescendo enormemente nos últimos doze meses.
Renault é a
campeão de crescimento
A francesa
Renault registrou, em Abri, uma dos melhores resultados de vendas no país. Com
crescimento de 50,19% em relação a Março (quando havia crescido 27,10% sobre o
mês anterior), a Renault que é a quinta colocada, deu uma arrancada nos dois
últimos meses, e voltou a se aproximar da Ford. No mês a montadora francesa
licenciou 21.306 unidades de automóveis e comerciais leves e a Ford 27.051
unidades.
Em Abril de
2013, as marcas que cresceram acima da média de mercado (15,5%), nas vendas de
automóveis e comerciais leves, foram: Renault (+ 50,19%), Peugeot (+ 43,27%),
Toyota (+ 29,39), Hyundai CAOA (20,18%) e Fiat (+ 18,41%). Já o pior desempenho
do mês, entre as treze maiores marcas do mercado nacional, foi da Citröen com
crescimento de 4,37%.
Em Abril de
2013, a indústria automobilística brasileira licenciou 337.6 mil unidades de
autoveículos, dos quais 316,9 mil unidades foram de automóveis e comerciais
leves. De Maio de 2012 a Abril de 2013, foram licenciadas 3,89 milhões de
unidades de autoveículos. O bom desempenho das vendas de Abril, pode ser
atribuído ao aumento das vendas diretas, crédito flexível, taxas de juros
atrativas, promoção das montadoras e especialmente a manutenção do desconto do
Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI.
Ótima semana,
Evaldo
Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
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