A concentração
das vendas de carros no Brasil é elevadíssima. Juntas as 46 marcas (18
nacionais e 28 importados) venderam em março de 2013, no mercado doméstico
268.588 unidades. Deste total, os três maiores fabricantes do mercado
brasileiro (Fiat, VW e GM) licenciaram 159.860 unidades, representando portanto
59,51% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil.
É verdade
que a concentração de vendas ocorre também em outros países, mas não em
proporção tão elevada. Para se ter uma ideia, no mesmo mês de março, nos
Estados Unidos, foram licenciadas 1.452.655 unidades. As três maiores de lá (Ford,
Toyota e Chevrolet) venderam 578.397 unidades, representando 39,81% das vendas
totais.
É até
possível que nos próximos anos a concentração de vendas reduza por aqui, pois
algumas montadoras investiram para aumentar a produção, como é o caso da Hyundai,
Nissan, Renault e Toyota. Na prática as três grandes estão perdendo marcado
(ver quadro abaixo). No entanto, elas não vão entregar participação de mão
beijada e devem, também, elevar a produção. Comparando o market share de automóveis e comerciais leves das três maiores montadoras
no Brasil, temos o seguinte quadro:
Marcas
|
Dez/2010
|
Mar/2013
|
Variação
|
Fiat
|
22,53
|
21,87
|
-2,93
|
VW
|
21,04
|
19,42
|
-8.30
|
GM
|
20,28
|
18,22
|
-11,30
|
Fonte: Anfavea
A Toyota lidera crescimento das vendas
Automóveis
e comerciais leves (nacionais e importados) em Março de 2013 (vendas de 268.588
unidades), cresceu 20,8% sobre o mês anterior e caiu 5,5% em relação a Março de
2012.
Em Março a Toyota
cresceu 28,47% sobre Fevereiro e 73,7% sobre o mesmo mês do ano anterior, daí
ser a campeã de crescimento do mês. Nas cinco primeira posições não houveram
mudanças. A líder continuou sendo a Fiat (58.744), seguida pela VW (52.172), GM
(48.938) e Ford (23.918).
Novidade
mesmo pode-se considerar a disputa pela quinta posição, que pertence a Renault
(14.186). Ela não havia sido até então ameaçada. Aliás, esperava-se mesmo que e
marca francesa se aproximasse para disputar com a Ford a quarta colocação (o
que não está fora de cogitação).
No entanto,
a Toyota (12.850) vem se aproximando rapidamente e, pelo que tudo indica, não
deve demorar alcançar a quinta colocação do ranking de maiores volumes de
vendas no Brasil. Mas é bom ficar atenta, pois ela não está só, logo atrás vem
a Hyundai (12.537) e a Honda (11.283). Briga interessante que tem tudo para
beneficiar o consumidor brasileiro.
Finalmente,
em Março de 2013, entre as treze maiores marcas em volume de vendas de
automóveis e comerciais leves no país, as que cresceram acima da média de mercado
(20,8%), foram:
Marcas
|
%
|
Toyota
|
28,47
|
Renault
|
27,10
|
Honda
|
26,99
|
GM
|
25,04
|
Mitsubishi
|
23,54
|
Hyundai
|
23,18
|
Ford
|
21,26
|
Já as que
tiveram desempenho abaixo da média, foram:
Marcas
|
%
|
VW
|
19,31
|
Nissan
|
19,13
|
Fiat
|
18,68
|
Citröen
|
10,29
|
Peugeot
|
0,41
|
Hyundai
CAOA
|
-0,38
|
No geral
foram vendidos em Março de 2013 no Brasil, 283,9 mil unidades de autoveículos,
representando crescimento de 20,8% sobre o mês anterior e queda de 5,5% dobre
Março de 2012.
Ótima
semana,
Evaldo
Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das
Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
Siga
no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br
0 comentários:
Postar um comentário