O mercado
de autoveículo brasileiro, em Julho de 2013, licenciou 342,3 mil unidades,
representando crescimento de 7,4 por cento sobre o mês anterior, e queda de 6
por cento em relação a Julho de 2012.
Considerando
apenas automóveis e comerciais leves, foram licenciadas 324.295 unidades,
contra 303.087 do mês anterior, portanto cresceu 7,0 por cento. Comparado com o
mês de Julho do ano anterior, houve queda de 8,30 por cento. A Fiat emplacou
67.168 unidades e continua líder. Em segundo lugar ficou a GM com 61.631 emplacamentos
e em terceiro a VW com 56.784 licenciamentos.
Apesar de
manter a liderança e contabilizar crescimento de 5,1 por cento sobre o mês
anterior, o mês de Julho não foi muito bom
para a Fiat, pois o seu desempenho de vendas, ficou abaixo da média de mercado,
que foi de 7,4 por cento, diminuindo a distância que a separa da GM.

Já as
marcas que ficaram abaixo do crescimento médio do mercado, tivemos: Citroën
(-7,5%), Mitsubishi (-4,6%), VW (-3,3%), Honda (-1,9%), Peugeot (-0,8%),
Hyundai CAOA (-0,6) e Fiat (+5,1%).
Uma curiosidade
no licenciamento de comerciais leves em Julho, foi a Ford (9.212) ter superado
a GM (9.205) pela terceira vez neste
ano. As duas vezes anteriores, ocorreram em Janeiro e Abril. Já no mercado de
automóveis a disputa está acirradíssima.

No
acumulado (Jan a Jul/13) de licenciamento apenas de automóveis, a Fiat detém
17,47 por cento de market share, a VW
15,40 por cento e a GM 15,06 por cento, estão tecnicamente empatadas. O mesmo
ocorre com a Renault (4,54%) e Hyundai (4,20%). Quem ganha com o aumento da
concorrência, é o consumidor que souber negociar o máximo de benefícios no
momento da compra.
Pense
nisso e ótima semana,
Evaldo
Costa
Escritor,
conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
B
log: verdesobrerodas.com.br
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