O Mercado de carros no Brasil está
mais competitivo do que nunca. E engana-se quem pensa que chegamos ao limite do
acirramento dessa disputa. Na verdade há muitos espaços para serem ocupados no
mercado e as marcas asiáticas sabem muito bem disso.
Os números oficiais de licenciamento
de novembro no mercado nacional, divulgados na última semana pela ANFAVEA –
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, evidenciou que a
grande vencedora do mês foi a Nissan com incríveis 61,1% de crescimento das
vendas de carros e comerciais leves em novembro de 2011, sobre o mês anterior.
Com 7.921 unidades, a Nissanpassou a
ocupar a oitava posição no ranking das maiores montadoras em volume de vendas
no Brasil. Quem também deu um show de crescimento nas vendas em novembro deste
ano foi a Mitsubishi que cresceu 32,8% sobre o mês anterior.
Já entre as maiores montadoras
nacionais a que obteve em novembro de 2011 o maior crescimento de vendas de
carros novos e comerciais leves, sobre o mês anterior, foi a Ford com 18,9%. A
Renault, com crescimento de 18,6%,foi uma das que mais cresceu. As três maiores
marcas do mercado doméstico contabilizaram os seguintes crescimentos: GM
14,27%, VW 12,8% e Fiat 9,7%.
A montadora Italiana licenciou
62.667 unidades de carros e comerciais leves em novembro e continua liderando o
mercado, mas agora com diferença inferior de duas mil unidades. A Volkswagen,
que tem pretensões de se tornar líder global de vendas, licenciou 60.113
unidades e deverá pisar fundo no acelerador para liderar no último mês do ano.
Nem por um decreto o consumidor reduz
apetite pelos importados
O consumidor continua evidenciando a
sua preferência por carros importados. Com 25,7% de market share, o mês de
novembro foi o de maior participação dos carros importados no mercado
brasileiro. Relembrando a frase do presidente Lula, nunca antes neste país os
importados tiveram participação tão expressiva.
Provavelmente, o recorde dos carros
importados em novembro, deve-se a reação do consumidor pela aproximação do
aumento da alíquota do IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados, previsto
para ocorrer no final da primeira quinzena de dezembro. Diante disso, o
consumidor tratou de garantir a compra antes do aumento.
Consumidor tem oportunidade de fazer
boas compras
O consumidor brasileiro atento as
promoções e disposto a negociar poderá fazer boas compras neste mês de
dezembro. Os estoques das marcas estão elevados, a situação econômica do país
passa por momento de dúvida e o crédito para o consumidor está mais restritivo
a medida que os bancos estão seletivos para aprovar novos financiamentos.
Além disso, em dezembro haverá
provavelmente uma grande corrida aos carros importados, uma vez que após isso,
os preços deles aumentarão. Para contra-atacar, as marcas
nacionais farão mais promoções e o consumidor que estiver disposto a negociar
poderá fazer ótimas compras. Então se você pretende trocar de carro, não perca
tempo e poderá receber um bom presente de Papai Noel em forma de abatimento ou
concessões generosas, como levar alguns opcionais gratuitamente.
Pense nisso e
ótima semana,
FONTE: ANFAVEA
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do
Brasil
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