terça-feira, 16 de julho de 2013

Qual será a maior montadora do mundo em 2013?


Quem liderará as vendas globais de veículos em 2013? A líder alcançará em 2013, a marca de 10 milhões de unidades vendidas? É pouco provável que alguém possa afirmar qual das três montadoras (Toyota, General Motors e Volkswagen) será a líder este ano. Afinal de contas, a disputa está mais acirrada do que nunca, e as incertezas não são poucas.

Em 2012, o grupo Toyota (incluindo a Toyota, Hino e Daihatsu) vendeu globalmente 9.748.000 veículos (em 2011 as suas vendas globais foram de 7,95 milhões). No mesmo ano, a General Motors contabilizou vendas de 9.285.991 unidades e a Volkswagen Automotive Group 9.275.909 autoveículos. Como se pode ver, a diferença entre elas não é pouco expressiva.

de se considerar, que algumas ocorrências, nos últimos anos, foram importantes obstáculos para os três grupos na busca pela liderança. Provavelmente, a Toyota foi a mais penalizada, pois teve que superar três importantes eventos. O primeiro deles ocorreu entre 2009 e 2010, quando a montadora japonesa teve que fazer recall em milhões de Prius (em 2007 havia feito recall em 7,4 milhões de veículos).

Em 11/03/2011, ocorreu o segundo evento, quando o Japão foi sacudido pelo devastador terremoto de magnitude de 8,9 na escala Richter, acompanhado de tsunami que varreu parte do território japonês, afetando significativamente a produção a montadora.

O terceiro evento ocorreu em 2012, e afetou as vendas da montadora japonesa no maior mercado automobilístico do mundo. A disputa entre a China e o Japão por um pequeno arquipélago composto por oito ilhas – chamado de ilhas Senkaku pelos japoneses e de ilhas Diaoyu pelos chineses – foi motivo de tensão entre as duas principais potências asiáticas, culminando com expressiva queda nas vendas dos produtos japoneses, especialmente carros, em território chinês.

Com a GM não foi muito diferente, pois a montadora norte-americana teve que lidar com a crise financeira que eclodiu nos Estados Unidos em 2008, fruto da “bolha imobiliária”, e se estendeu pelos dois anos seguintes. Como se não bastasse, a GM teve que superar o processo de concordata iniciada em Junho de 2009, com fechamento de fábricas (somente nos Estados Unidos foram 11), corte de emprego e queda na produção.

Já a Volkswagen teve que lidar com a severa crise europeia que se iniciou em 2008, e continua até os dias atuais. O setor automobilístico europeu foi enormemente afetado, comprometendo substancialmente o desempenho global das vendas do fabricante alemão.

O fato é que para continuar crescendo as três pretendentes ao posto de líder, terão que contar com os países emergentes. Notoriamente, a China é o mercado mais promissor, pois além de ser o maior volume global é a que menos tem sofrido os efeitos da crise que afetou os Estados Unidos e continua atormentando os europeus.

Neste contexto, a Volkswagen disse no início de Julho de 2013, que as quedas das vendas na Europa, foram compensadas pelos crescimentos do mercado chinês (19% em Junho) e dos Estados Unidos (10% em Junho).

As vendas globais da Volkswagen, lideradas por forte demanda da Audi, VW, Porsche, nos seis primeiros meses de 2013, subiram 5,5 por cento, e atingiram o recorde de 4,7 milhões de unidades comercializadas.

Já a Toyota sentiu os impactos adversos da eliminação de alguns programas de incentivos de governos. Em conferência de imprensa na primeira semana do mês passado, o Vice-Presidente Executivo Nobuyori Kodaira, admitiu que as vendas poderão encolher em torno de 0,5% em relação ao ano anterior.

A GM não divulgou dados recentes de suas vendas globais, mas sabe-se que no primeiro semestre deste ano, ela ficou na frente da VW na China, onde tem previsão de vender 3 milhões de unidades este ano.  As duas empresas estão investindo enormemente por lá. No mês passado, a GM inaugurou uma fábrica de montagem Cadillac em Xangai, e irá investir US$11 bilhões na China até 2016 em novas plantas e produtos. Já a Volkswagen planeja investir 12,8 bilhões dólares americanos no país asiático até 2015.
 
Portanto, ainda não se pode afirmar quem será a líder de vendas globais em 2013, mas pode-se dizer que a disputa será mais acirrada do que foi em 2012, fazendo com que a diferença de vendas entre elas, seja ainda menor do que foi no ano passado.

Ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: verdesobrerodas.com.br
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